Secretaria da Saúde procura passageiros que estavam em voos com infectados pela cepa delta

Mais contagiosa, a variante indiana foi identificada em quatro pessoas que vieram do Rio de Janeiro para Fortaleza em três voos distintos; passageiros que estavam nos voos devem cumprir auto quarentena

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) procuram por passageiros e tripulantes de três aeronaves que chegaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, vindas do Rio de Janeiro. Isso porque os voos, que ocorreram entre os dias 19 e 21 de julho, contaram com a presença de quatro pessoas que estavam infectadas pela variante delta do coronavírus.

Mais contagiosa, a variante indiana foi identificada em três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, que vieram do estado carioca para Fortaleza em três voos distintos. Desses passageiros, dois são residentes de Fortaleza, um mora em Caucaia e outro reside em Itapipoca.  

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS | Variante Delta se espalha na China e chega a Pequim

Covid-19: virologista explica importância de crianças e adolescentes serem vacinados

Máscara, vacinas em dia e atenção aos sintomas são recomendações para pais na volta às aulas

Logo após a identificação da variante, os órgãos sanitários realizaram uma busca ativa na lista dos passageiros e tripulantes das três aeronaves onde os infectados estavam. Em publicação no site da entidade, realizada nesta quinta-feira, 29, a Sesa orientou que todos as pessoas que estavam nas aeronaves cumpram auto quarentena de 14 dias contados a partir da data de desembarque. Os voos são:

– Voo Gol 2021 de 19/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza
– Voo Latam 3383 de 20/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza
– Voo Azul 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro Fortaleza

Para "adiantar o rastreamento", a pasta de saúde também convocou todos os passageiros e tripulantes a procurarem "imediatamente" o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelo número (85) 98724-0455, das 9h às 17 horas. Também orienta que essas pessoas realizem o exame no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Casos da variante pelo Brasil

O Ministério da Saúde divulgou um balanço, na última segunda-feira, 26, onde informava que o número de casos da variante delta no País havia chegado a 169. Número significou um aumento de 26 infecções do tipo em apenas três dias, em comparação ao balanço realizado em período anterior a esse.

Do total de 169 pacientes identificados com a variante, 13 apresentaram quadro grave e morreram em decorrência da covid-19. Por ser mais contagiosa do que a cepa original, a delta preocupa órgãos sanitários, que permanecem em alerta com o aumento de infecções. No Ceará, os viajantes são monitorados em barreiras sanitária e por meio de um Centro de Testagem.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar