Barracas de praia na Beira Mar têm grande movimentação neste domingo, 13

Os locais podem funcionar exclusivamente para a atividade de restaurante, obedecendo às regras de protocolo sanitário e com limitação em 50% da capacidade

Atualizada às 20h20min

Entre a manhã e o início da tarde deste domingo, 13, as barracas de praia na avenida Beira Mar, em Fortaleza, registraram grande movimentação de banhistas. Segundo o atual decreto estadual de combate à pandemia de Covid-19, as barracas de praia podem funcionar exclusivamente para a atividade de restaurante, obedecendo às regras de protocolo sanitário e com limitação em 50% da capacidade de atendimento. Desde março de 2020, o Ceará já registrou pelo menos 1.408 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por descumprimento aos decretos municipais e estaduais de combate à Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em registros feitos por O POVO, é possível observar pessoas na faixa de areia de praia sem máscara e descumprindo o distanciamento social. Ainda conforme decreto que vigora até este domingo, 13, continuam proibidas as aglomerações e circulação de pessoas em espaços públicos ou privados, tais como praias, praças, calçadões — ressalvado o uso para a prática esportiva individual, deslocamentos imprescindíveis ou acesso a atividades essenciais.

Clique na imagem para abrir a galeria

Na última sexta-feira, 11, o governador Camilo Santana (PT) anunciou o avanço da flexibilização econômica nos municípios das Regiões de Saúde de Fortaleza, Norte, do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe, permanecendo as cidades da Região de Saúde do Cariri sob isolamento social rígido. 

Conforme o novo decreto, em vigor a partir desta segunda-feira, 14, fica permitido o uso de espaços públicos e privados abertos, inclusive arenhinhas, para a prática de atividade física e esportiva individual ou coletiva, desde que evitadas aglomerações.

A nova publicação, divulgada nesse sábado, 12, também permite o acesso às praias, desde que preservado o distanciamento social e evitadas aglomerações. A capacidade de atendimento nas barracas de praia permanece em 50% no novo decreto.

O POVO não verificou a presença de fiscalização na Beira Mar neste domingo, 13. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) afirmou, através de nota, que enviará uma equipe ao local. E ressalta que "continua com as suas equipes em campo para verificar o cumprimento das medidas sanitárias previstas nos decretos municipal e estadual de enfrentamento à Covid-19, além de verificar infrações previstas no Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019). As equipes trabalham por meio da busca ativa e do atendimento às denúncias realizadas pela população".

Regras sanitárias para barracas de praia:

- Funcionamento exclusivamente para a atividade de restaurante;

- Obediência a protocolos sanitários (uso de máscara, exceto durante alimentação, distanciamento social e limitação de seis pessoas por mesa)

- Limitação em 50% (cinquenta por cento) da capacidade de atendimento simultâneo de clientes;

- Proibição do uso de piscinas e parques aquáticos.


O que diz a polícia

Na noite deste domingo, 13, a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) enviou nota explicando que equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Regimento de Polícia Montada, da PMCE, "estão no local em policiamento rotineiro como também orientando os presentes quanto ao distanciamento social e demais medidas contra a propagação de Covid-19".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

beira mar movimentação fortaleza pandemia praia novo decreto fortaleza praia pandemia ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar