Alta de casos faz municípios permanecerem em lockdown

Cidades fazem um caminho contrário a Fortaleza, epicentro da pandemia no Ceará e que atualmente permanece retomando de formal gradual as suas atividades econômicas

Municípios cearenses localizados no Sertão Central e no Cariri seguem em isolamento social rígido nesta semana e fazem um caminho contrário a Fortaleza, epicentro da pandemia no Ceará e que atualmente permanece retomando de formal gradual as suas atividades econômicas. Por trás da permanência no regime conhecido popularmente como lockdown, essas regiões apresentam um dado alarmante: o aumento de casos de Covid-19 e um consequente disparo no número de internações.

Em entrevista à Rádio O POVO/CBN no último sábado, 15, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, afirmou que o Sertão Central "enfrenta o pior momento da pandemia". Conforme apontou o gestor, a região tem apresentado não apenas uma incidência de casos como também enfrenta uma nova variante do vírus pandêmico - que tem agido de forma mais letal e resultado no aumento de óbitos decorrentes da doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para tentar "contornar" esse quadro preocupante, o prefeito anunciou no último fim de semana tanto a continuação do isolamento rígido em Quixadá como a paralisação dos serviços essenciais. Até o próximo domingo, 23, serviços como farmácias e supermercados devem funcionar somente por entrega a domicílio (delivery) e os bancos apenas por meio de autoatendimento. A cidade já soma 17.570 casos notificados desde o inicio da pandemia no Estado e atualmente registra 17 pessoas internadas com o vírus.

| LEIA MAIS |

Com 14 mil garrafas de cachaça e 32 Iphones, leilão da Receita Federal recebe lances a partir do dia 24

Ceará recebe quase 266 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira

Prefeito de Quixadá decreta paralisação de serviços essenciais no município

Localizadas na mesma região, as cidades de Ibicuitinga e Quixeramobim também seguem no regime mais rígido de isolamento desde a última semana. Somados os casos confirmados da doença em ambos os municípios- conforme divulgado em boletins das secretarias de saúde municipais, já são 7.496 contaminações desde março do último ano, quando o vírus pandêmico foi identificado no Ceará.

Também no Sertão Central, a cidade de Senador Pompeu decretou lockdown no último dia 13 e segue sob esse regime até o próximo domingo, 23. O município, de pouco mais de 26.494 habitantes, tinha até ontem 1.840 casos confirmados da doença e 45 óbitos registrados como em decorrência da patologia.

Região do Cariri 

No Cariri, a situação de enfrentamento ao vírus pandêmico também segue fazendo gestores manterem o regime de isolamento social. Esse é o caso de Barbalha, município da região que decretou lockdown no último dia 12 e segue sob o regime até o próximo dia 23. A cidade registra 5.196 casos confirmados da doença desde o inicio da pandemia e tem atualmente 49 moradores internados por complicações do vírus.

Em Farias Brito, na região carirense, a situação é parecida. Isso porque a gestão da cidade decretou lockdown na última semana e segue sob medida até esta quarta-feira, 19. O município está em luto oficial de três dias em decorrência da morte de um casal de moradores, que faleceram com apenas 30 minutos de diferença no último domingo, 16, ambos vítimas de complicações da doença. 

Confira índices pandêmicos dos municípios:

Sertão Central:

Quixadá: casos confirmados (7.220); Internações atuais (17); Óbitos (148)

Quixeramobim: casos confirmados (6.131); Internações atuais (17); Óbitos (181)

Ibicuitinga: casos confirmados (1.365); Internações atuais (23); Óbitos (20)

Senador Pompeu: casos confirmados (1.840); Internações atuais (não informado); Óbitos (45)

Cariri:

Barbalha: casos confirmados (5.196); Internações atuais (49); Óbitos (122)

Farias Brito: casos confirmados (2.015); Internações atuais (5); Óbitos (43)

 

* Todos os dados foram retirados de portais oficiais das prefeituras e correspondem a atualizações divulgadas até a tarde desta terça

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 ceará pandemia ceará covid interior ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar