68% dos hospitais com UTI estão lotados ou com ocupação superior a 90%

No Cariri, mesmo após ampliação com uma unidade de campanha, os números de ocupação seguem altos. O principal hospital da região está com todos os leitos ocupados, tanto de UTI como de enfermaria

Total de 14 dos 38 hospitais cearenses que possuem leitos de UTI Adulto para Covid-19 estão com lotação máxima, conforme dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), consolidados às 18h06min desta terça-feira, 18. Outras 12 unidades estão com taxa de ocupação acima de 90%. Levando em conta a rede de saúde pública e privada, o número de UTIs ativas disponíveis para novos pacientes é de cerca de 10% do total. (Veja lista no fim da matéria).

Uma das situações mais graves é a do Hospital Regional do Cariri (HRC). De acordo com dados desta noite, a unidade, considerada referência para atendimento da doença na região, está com todos os leitos ocupados, tanto de UTI como de enfermaria. Os números seguem altos mesmo após a construção de uma nova unidade de campanha para tratar casos de Covid-19, com instalação de mais 19 leitos de enfermaria e 19 de UTI, no fim de abril.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Fortaleza, o Hospital Leonardo da Vinci (HLV), a unidade com maior número de leitos para tratamento da doença no Estado, registra ocupação de 96,5% das UTIs. Em relação às enfermarias, a taxa é um pouco menor, com marca de 92,5%. Na Capital, há cinco unidades que apresentam lotação máxima nas UTIs, entre elas o Hospital São José, que também está com todos os leitos de enfermaria ocupados.

Na última sexta-feira, 14, quando foi anunciado nova flexibilização do decreto estadual para combate à pandemia, o secretário da saúde do Ceará, Dr. Cabeto, defendeu que a persistência da alta ocupação de leitos é decorrência do aumento do tempo de internação. Esse indicador aumentou mais de 100% em relação à primeira onda da pandemia, quando as pessoas ficavam internadas em média cinco dias para tratar a doença. Agora, esse intervalo é de 12,23 dias.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

número de ocupação de leitos leitos de uti ocupados leitos de enfermaria ocupados ocupação em hospitais do ceará hospitais lotados ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar