Veja a íntegra do novo decreto de isolamento no Ceará que vale a partir de segunda, 10

Comitê Científico recomendou não alterar nenhum nível de flexibilização

Foi publicado neste sábado, 8 de maio (08/05), o novo decreto de isolamento social no Ceará. As regras valerão a partir de segunda-feira, 10 de maio (10/05) e seguirão, pelos próximos sete dias, as mesmas atualmente em vigência. O anúncio da continuação das medidas foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) na noite de ontem, 7 de maio (07/05).

Confira o novo decreto na íntegra: Clique aqui para baixar o PDF.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No anúncio, Camilo destacou que dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames. A suspensão no avanço da flexibilização visa evitar retroceder medidas.

“Por princípio de prudência, o Comitê decidiu não fazer nenhuma alteração no decreto até a próxima semana para avaliar melhor os dados. O pior dos mundos seria retroceder, recuar, restringir mais se houvesse aumento de casos. Como houve esse aumento da positividade e há um nível elevado de ocupação de leitos, o Comitê Científico recomendou não alterar nenhum nível de flexibilização", explicou Camilo.

LEIA MAIS | Decreto prorrogado no Ceará: o que pode e o que não pode a partir de segunda, 10 de maio

Medidas

Comércio e restaurantes de rua poderão funcionar aos sábados e domingos das 10 às 15 horas. Em shoppings, o horário para os mesmos estabelecimentos é das 12 às 17 horas. Haverá toque de recolher a partir das 19 horas nos fins de semanas. No decreto anterior, o Estado permanecia em lockdown no sábado e domingo.

Na semana, as regras seguem as mesmas, com comércio e restaurantes de rua funcionando de 10 às 16 horas e de 12 às 18 horas em shoppings centers. De segunda à sexta, o toque de recolher é a partir das 20 horas.

Neste fim de semana, 8 e 9 de maio, marca o retorno do funcionamento de atividades comerciais aos fins de semana. O decreto estadual mais recente autoriza a abertura de lojas e restaurantes aos sábados e domingos, juntamente de outros setores que já tinham permissão para o funcionamento. A data coincide com o Dia das Mães, que deve impulsionar o comércio e o setor da alimentação para celebração da data.

Durante o anúncio do novo decreto, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, demonstrou preocupação de o Dia das Mães se tornar momento de disseminação do vírus. Ele orientou sobre o cuidado mesmo para quem está vacinado. Disse que provavelmente serão necessárias mais algumas semanas para ter a pandemia sob controle.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

decreto camilo santana camilo santana novo decreto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar