Com poucas doses, Fortaleza vacinará apenas idosos agendados nesta quinta-feira

Mais cedo, a recomendação era que os idosos com vacinação da segunda dose marcada para amanhã fossem aos centros de imunização; ainda que não estivessem agendados nas listas da prefeitura

Nesta quinta-feira, 29, só devem comparecer aos centros de vacinação de Fortaleza os idosos que tiverem seus nomes divulgados nas listas da Prefeitura de Fortaleza ou tenham recebido mensagem confirmando o dia da imunização. A orientação, divulgada pela gestão municipal na noite desta quarta, 28, acontece em virtude da falta de vacinas para vacinação para as pessoas que estão com a aplicação da segunda dose atrasada. Há registro ainda de pessoas que o prazo de intervalo recomendado entre as aplicações acabaria amanhã, mas não estão na lista de agendados.

“Nós vínhamos trazendo uma orientação para quem estava com um atraso (da aplicação da segunda dose) poderia comparecer a qualquer um dos centros de vacinação. Porém, essa estratégia mudou e amanhã, nós só iremos vacinar os agendados. Só teremos doses para aqueles que estão agendados”, disse a titular da SMS, Ana Estela Leite, em vídeo divulgado nesta noite. Ela explica que a segunda dose desses casos serão aplicadas novamente quando novas vacinas forem enviadas pelo Ministério da Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Ceará recebe lote com mais de 192 mil doses de vacinas nesta quinta-feira, 29

Mais cedo, a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, havia orientado que as pessoas fossem aos centros de vacinação para receber a segunda dose, mesmo sem o nome na lista. “"Se eu, porventura, não tiver recebido a mensagem e amanhã está no meu cartão lá que seria o meu dia da dose dois. Amanhã, você pode procurar qualquer um dos centros de vacinação que nós iremos aplicar a sua vacina", considerou.

Em entrevista ao O POVO no dia 13 deste mês, Erlemus Soares, coordenador da Rede da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, considerou que a aplicação da vacina deveria obedecer prazos determinados. “Em Fortaleza, a data da segunda dose tem sido antecipada para quem recebeu a CoronaVac, seguindo indicação de estudos. Nesse caso, a D2 tem sido adiantada para 21º dia após a aplicação da D1. Nos casos em que é utilizado o imunizante da AstraZeneca, não há antecipação da D2”, considerou.

A vacinação ocorre em dias regulares nos oito centros de vacinação da Capital ( Cucas Barra, José Walter, Mondubim e Jangurussu, Centro de Eventos, Arena Castelão, shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy). O público é atendido por meio das modalidades drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação coronavírus fortaleza segunda dose coronavírus idosos vacina segunda dose coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar