Salões de beleza, padarias e transporte intermunicipal: 16 dúvidas sobre reabertura no Ceará

Retorno acontece de forma mista durante a semana, com toque de recolher e lockdown aos finais de semanas, onde apenas atividades essenciais são liberadas neste período

Com o novo decreto publicado pelo Governo do Ceará no último sábado, 10, alguns setores econômicos foram autorizados a retornar às atividades a partir desta segunda-feira, 12. O processo de reabertura vem depois de um período de cinco semanas de isolamento social rígido, o lockdown, que teve o objetivo de diminuir a pressão dos sistemas de saúde público e privado no Estado devido a Covid-19. O decreto segue valendo até o próximo domingo, 18.

A retomada acontece de forma mista durante a semana com horários de comércio de rua e shoppings diferenciados, toque de recolher e lockdown aos finais de semanas, onde apenas atividades essenciais são liberadas neste período. O POVO elencou as principais dúvidas sobre os setores autorizados a funcionar no novo decreto respondidas pelo secretário executivo de Planejamento e Orçamento do Estado, Flávio Ataliba, em live realizada, nesta segunda-feira, pelas redes sociais do Governo do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja as principais dúvidas:

Os salões de beleza estão autorizados a abrir?
Sim, está autorizado. O comércio e serviço de rua estão liberados. Comércio de rua no horário de 10h às 16 horas e nos shoppings de 12h às 18 horas. No interior, há opção de abrir das 7h às 13 horas. Esses horários são para evitar a pressão dos ônibus.

As escolas de Ensino Fundamental vão voltar?
Foram autorizados 1º e 2º ano do ensino fundamental com a capacidade de 35% de alunos nas salas de aulas de forma presencial.

Como vai ficar a flexibilidade dos transportes intermunicipais?
O movimento entre municípios pode ocorrer devidamente justificado. No decreto há todas as condições que podem ser justificadas. Lembrando sempre portar documentos e a justificativa.

Por qual motivo as academias não foram autorizadas a retornar às atividades?
O Estado está analisando no decorrer da semana a evolução dos números da Covid-19. A partir disso, será analisada a reabertura de novos setores.

Qual horário de funcionamento das igrejas aos finais de semana?
As igrejas não estão autorizadas a funcionar nos finais de semanas. Apenas durante a semana com 10% da capacidade.

Haverá fiscalização em todos os bairros?
A fiscalização acontece da mesma forma, por meios dos órgão responsáveis, como Polícia Militar e Agências de Fiscalização, sempre sendo reforçado e pedindo colaboração de todos para seguir os protocolos de segurança sanitária.

Qual horário do comércio?
Comércio de rua de 10h às 16h e nos shopping de 12h às 18h.

As areninas podem voltar a funcionar?
São enquadradas como espaços públicos, onde ainda não estão autorizados a funcionar. Assim como praias, calçadões e praças.

Qual a duração do decreto?
Até o próximo domingo, 18. Lembramos que no ano passado, tivemos fases da retomada da economia de 15 dias, e hoje estamos fazendo avaliação diária, onde pode haver abertura de forma semanais. Caso seja apresentado piora, as autoridades de saúde podem solicitar retrocesso e paralisação.

As práticas de atividades ao ar livre estão liberadas?
Nos espaços públicos não pode. Mas em espaços de condomínios é permitido, sem aglomerações. O síndico do condomínio pode estabelecer regras em relação às atividades.

Os bares podem funcionar?
Os bares estão proibidos, estamos autorizando apenas restaurantes para o almoço. Lembrando que temos toque de recolher de 20h às 5 horas. Delivery estão autorizados.

As padarias podem funcionar durante o café da manhã?
O setor continua como o decreto anterior, permitido apenas café da manhã nos hotéis e restaurantes para almoço. Padarias que oferecem almoço podem funcionar nesse período com 25% da capacidade.

Os cartórios podem funcionar?
Estão funcionando normalmente de 10h às 16 horas como atividades de serviço.

As academias de condomínio podem funcionar?
Pode. É importante que o condomínio discipline os horários para se organizar e evitar aglomerações.

As clínicas médicas podem funcionar?
Clínicas regulares como forma de serviço podem funcionar de 10h às 16 horas. Como forma de emergência, podem funcionar fora deste horário. Vale também para clínicas veterinárias.

As feiras estão autorizadas?
Não estão permitidas a voltar às atividades.

Leia o atual decreto do Governo do Ceará, aqui.

Saiba tudo sobre a flexibilização do lockdown no Ceará:

>> Veja as medidas já anunciadas por Camilo para a reabertura do Ceará a partir de segunda, 12

>> Flexibilização do lockdown no Ceará: restaurantes poderão abrir a partir de meio-dia

>> Escolas podem reabrir educação infantil até 5 anos e 1º e 2º anos do fundamental

>> "Só 20% do setor devem reabrir agora", diz associação de bares e restaurantes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RETOMADA ECONÔMICA CEARÁ RETORNO ATIVIDADES ECONÔMICAS CEARÁ DECRETO CEARÁ RETORNO ECONOMIA RETORNO ATIVIDADES CEARÁ TOQUE DE RECOLHER LOCKDOWN CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar