"Só 20% do setor deve reabrir agora", diz associação de bares e restaurantes

Segmentos que estavam proibidos de atender presencialmente durante o lockdown, como o de alimentação fora do lar também retornarão com horários restritos e escalonados e limitação de capacidade

Atualizado às 19h35min, após publicação do decreto

O anúncio da reabertura parcial do funcionamento de bares e restaurantes feito pelo governador Camilo Santana (PT), no fim da manhã deste sábado, 10, foi recebido com otimismo cauteloso pelo segmento de bares e restaurantes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir de segunda-feira, 12, o setor de alimentação fora do lar poderá abrir das 10 às 16h, durante a semana, com 25% da capacidade. No caso de restaurantes de shoppings, o horário é diferente: de 12 às 18h. Outros segmentos que estavam proibidos de atender presencialmente durante o lockdown também retornarão com horários restritos e escalonados e limitação de capacidade. Já nos sábados e nos domingos, apenas as atividades essenciais estão autorizadas a funcionar.

LEIA MAIS | Flexibilização do lockdown no Ceará: restaurantes poderão abrir a partir de meio-dia

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, “em termos práticos, para nós esse retorno chega a 20% mais ou menos de estabelecimentos que devem voltar agora. É o número ainda muito pequeno e essa semana ainda será muito difícil, mas, eu vejo como uma sinalização positiva”. O cálculo da entidade leva em conta o perfil dos estabelecimentos, considerando aqueles que têm funcionamento habitual à noite, aos fins de semana ou no período da manhã.

Righetto relembra que no processo de reabertura das atividades econômicas realizado em 2020, após a primeira onda da pandemia de Covid-19, o segmento de alimentação fora do lar ficou de fora das primeiras fases da retomada. “Dessa vez, a gente volta em pé de igualdade com outros setores. Então, acho que esse avanço é fruto, inclusive, de um diálogo bastante respeitoso e honesto com o Governo do Estado que se abriu em fevereiro e vem acontecendo até agora”, destaca.

LEIA MAIS | Veja as medidas já anunciadas por Camilo para a reabertura do Ceará a partir de segunda, 12

Para o presidente da Abrasel no Ceará, o anúncio “dá uma esperança de que nas próximas semanas a gente possa ir ampliando esses horários e voltando ao normal. Mais do que tudo, nos dá uma perspectiva de um planejamento futuro”.

Ele lembrou ainda o avanço nas negociações para a criação do Selo Lazer Seguro, proposta da entidade ao governo estadual para certificar estabelecimentos do setor que adotem boas práticas de prevenção à Covid-19.

“A gente pede, inclusive, que haja uma flexibilização de três horas a mais de funcionamento, em relação aos demais estabelecimentos, para aqueles que tiverem o Selo, mas ainda falta a validação governamental”, explica Righetto.

Demais segmentos

De acordo com o anúncio feito pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em transmissão ao vivo pelas redes sociais essas serão as principais medidas do processo de reabertura que começa, nesta segunda-feira, 12:

- De segunda-feira a sexta-feira, toque de recolher das 20h às 5h;
- Sábado e domingo, esquema de lockdown, apenas atividades essenciais;
- Reabertura do comércio com 25% da capacidade, em horários diferenciados;
- Reabertura de restaurantes, do 10 às 16h, com 25% da capacidade; no caso de restaurantes de shopping, 12 às 18h;
- Reabertura das igrejas, com 10% da capacidade;
- Expansão das aulas presenciais para o ensino infantil e reabertura dos 1º e 2º anos do fundamental

LEIA MAIS | Escolas podem reabrir educação infantil até 5 anos e 1º e 2º anos do fundamental

Histórico

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril, em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor no dia 5 de março. A previsão inicial é de que ele se aplicaria pelo período de 14 dias, indo até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, passando a valer a desde 13 de março, com previsão inicial de seguir até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março. Houve nova prorrogação até 4 de abril, dia em que o governador anunciou que a reabertura poderia começar nesta segunda-feira, 12 de abril.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bares restaurantes ceara lockdown ceara covid-19 ceara locokdown

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar