Fortaleza bate novo recorde de vacinação, com 27 mil idosos em um dia

Ainda nesta quinta-feira, o Ceará recebe o maior lote de vacinas contra Covid-19, com 371.750 mil doses

Com 27.455 idosos já vacinados contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 1º, Fortaleza bateu um novo recorde de imunizações em um dia. O último recorde até então foi de 16.326 aplicações no feriado da Data Magna do Ceará, no dia 25 de março. Para hoje, a Capital agendou mais de 32 mil idosos com mais de 65 anos para receber a vacina em postos de saúde, policlínicas e outros pontos de imunização distribuídos na cidade. Este público ainda segue recebendo as doses até o final do dia desta quinta e a Capital pode atingir novo recorde.

Ainda nesta quinta-feira, o Ceará recebe o maior lote de vacinas até então, com 371.750 doses a serem distribuídas em Fortaleza e nos demais municípios do Estado. A nova remessa foi confirmada pelo Ministério da Saúde, e é o 12º lote de vacinas que chegará ao Ceará desde o início da campanha de vacinação, em janeiro. Ao todo, o Ceará já recebeu 1,3 milhão de doses dos imunizantes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Camilo decide hoje se lockdown será prorrogado ou se reabertura começa segunda

A atualização das aplicações das doses foi feita pelo Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nas redes sociais, onde o gestor publicou os boletins a cada hora, informando sobre a quantidade de doses já aplicadas nesta quinta. O prefeito ainda destacou que amanhã começa a vacinação para idosos a partir de 63 anos. 

Vacinação

No Ceará, 81 municípios já puderam avançar para a 2ª fase da imunização contra a Covid-19, que contempla idosos acima de 60 anos, conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Contudo, o início do procedimento depende da logística de cada prefeitura, o que deve acontecer à medida em que novas doses chegarem ao Estado. O avanço foi permitido após o Ceará ter ultrapassado a estimativa de vacinação do Ministério da Saúde (MS) ao vacinar mais de 75% dos grupos prioritários da fase 1, estipulado por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Em Fortaleza, a segunda etapa de imunização teve início na segunda-feira, 22, com pessoas de 74 anos recebendo a vacina. Nesta semana, a segunda etapa seguiu avançando, onde deu início a imunização para pessoas com 65 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga a lista nominal dos agendados na Capital diariamente. O documento inclui aqueles que já realizaram cadastro na plataforma Saúde Digital e receberam confirmação do agendamento via WhatsApp e e-mail. Para receberem o imunizante contra a doença, os idosos devem se cadastrar plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). 

LEIA MAIS | População pode tirar dúvidas sobre cadastro de vacinação por telefone

Em relação a vacinação domiciliar, estará garantida aos idosos que sinalizem no cadastro do Saúde Digital informando que estão acamados ou com mobilidade reduzida. Para os idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.

A Prefeitura de Fortaleza reforça que os idosos devem comparecer aos seus locais somente no horário agendado, com apenas um acompanhante, a fim de evitar filas e aglomerações. Além disso, é fundamental que todos mantenham distanciamento social e usem máscara.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RECORDE APLICAÇÃO COVID-19 FORTALEZA NOVO RECORDE VACINAÇÃO FORTALEZA FORTALEZA VACINA COVID-19 VACINAÇÃO EM FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar