Espera na fila de vacinação chega a 2 horas neste domingo em Fortaleza

Conforme relatos, muitas pessoas estão chegando ao local de vacinação antes do horário marcado, o que tem gerado filas e longa espera na entrada das unidades. A Secretária da Saúde pede que idosos levem apenas um acompanhante para evitar aglomeração

O mutirão de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza neste domingo, 28, tem diversos registros de filas e aglomeração na entrada de locais de vacinação. Na policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, próximo ao terminal do Siqueira, idosos aguardaram quase duas horas para receber o imunizante, mesmo chegando no horário marcado. Algumas aglomerações foram causadas, principalmente, pela chegada antes do horário indicado, prejudicando o esquema de agendamentos planejado. A Secretária da Saúde pede que idosos cheguem no horário agendado e levem apenas um acompanhante. 

A vacinação de Maria Regina, 70, estava marcada para 14 horas mas ela precisou aguardar na fila e só conseguiu se vacinar às 15h50min. "A gente chegou uns 15 minutos antes. Que foi o tempo de dar a volta, parar e ir pra fila. O problema não são os profissionais. Tinha pessoas da saúde, guardas municipais e atendentes, orientando a fila", relata Marcos Cavalcante, que levou a mãe para a imunização. Ele diz que o problema foi a grande quantidade de pessoas no mesmo horário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Clique na imagem para abrir a galeria

"As pessoas fizeram filas paralelas do pessoal que estava (marcado) às 14h. Algumas pessoas das 15h estavam na fila das 14h e tava tendo confusão. Começou a chegar gente das 16h para tentar se antecipar. Juntou o pessoal das 14h, 15h, 16h e gerou todo esse tumulto", explica. Conforme relatos do local, alguns idosos e acompanhantes se deslocaram à unidade de ônibus. Ele considera que a meta de pessoas que "tentaram vacinar ao mesmo tempo" também contribuiu para o tumulto.

"Pessoas que não têm condução própria tiveram que tomar o ônibus mais cedo para procurar chegar no horário. No domingo, tem menos ônibus", acrescenta. O POVO esteve no local por volta das 17 horas, horário final de vacinação. Algumas pessoas ainda esperavam na entrada da unidade mas a fila era menor em comparação ao início da tarde.

Houve diversos registros de filas na entrada de unidades principalmente postos de saúde na manhã de hoje. Outros relatos, no entanto, dão conta que a imunização transcorreu dentro da normalidade, com pouca fila e atendimento rápido. 

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para manter a organização e a segurança de todos, o mutirão esquematiza os agendamentos distribuindo em diferentes horários ao longo do dia, em vários centros de vacinação, para descentralizar o atendimento. Por isso, a pasta "reforça a importância de que os idosos compareçam ao seu local de vacinação apenas no seu horário agendado e levando somente um acompanhante".

Locais de vacinação

A vacinação deste fim de semana em Fortaleza conta com agendamentos para 42 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação (Shopping Riomar Kennedy, Riomar Papicu, Arena Castelão e Centro de Eventos).

Segunda fase

O Ceará recebeu, na última sexta-feira, 26, outras 158 mil doses de vacina contra a Covid-19. A segunda fase da campanha de vacinação contra o coronavírus em idosos com idade entre 69 e 74 anos segue paralelamente em Fortaleza.

Serviço

A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Todos os idosos entre 60 e 74 anos precisam se cadastrar.

Se você já se cadastrou no sistema, porém, não recebeu a confirmação por e-mail, pode consultar se seu cadastro foi realmente efetivado por meio do telefone 0800 275 1475. Com o cadastro efetivado, o agendamento é posteriormente realizado pela Prefeitura e o idoso receberá uma mensagem via WhatsApp e e-mail com a data, o horário e o local da sua vacinação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar