Primeiro dia de vacinação em idosos com 68 anos registra filas no início da manhã, em Fortaleza

Atendimentos estão sendo realizados com base nos cadastros feitos na plataforma Saúde Digital

A vacinação em idosos com idade a partir de 68 anos começou na manhã deste domingo, 28, em Fortaleza. Filas e aglomerações foram registradas em locais de imunização no início da manhã de hoje, mas cessaram conforme o avanço do processo. 

Parte da movimentação é causada pela presença de idosos sem cadastros e em horários diferentes dos agendados. A lista com os agendamentos de hoje foi divulgada nesse sábado, 27, pela Prefeitura de Fortaleza, com base nos cadastros realizados na plataforma Saúde Digital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique aqui para baixar o PDF. e acesse a lista dos nomes dos idosos (por ordem alfabética) divulgada pela SMS.

A supervisora de vendas Claudia Santos acompanhou a mãe na vacinação e relatou filas, por volta das 8 horas, na policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, antes do início do processo de imunização, que acontece desde às 9 horas. De acordo com Claudia, houve desorganização do lado de fora do local e não havia profissionais para orientar as pessoas. "Teria que ter um cuidado maior para orientar", diz.

O mesmo aconteceu no posto de saúde Maria de Lourdes, no bairro Tancredo Neves, onde compareceram idosos que não estavam cadastrados neste domingo. Ambos os locais apresentaram melhora na organização após o início da imunização, que aconteceu de forma rápida, segundo contou pessoas presentes. 

Já em outros postos, como no bairro Siqueira, relatos dão conta que tudo transcorreu dentro da normalidade, com pouca fila, atendimento rápido e profissionais de saúde atenciosos e capacitados.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esquematiza os agendamentos em diferentes horários e centros de vacinação para descentralizar o atendimento. Para manter a organização, a SMS reforça a importância de que os idosos compareçam ao local de vacinação apenas com horário agendado

Locais de vacinação

A vacinação deste fim de semana em Fortaleza conta com agendamentos para 42 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação (Shopping Riomar Kennedy, Riomar Papicu, Arena Castelão e Centro de Eventos).

Segunda fase

O Ceará recebeu, na última sexta-feira, 26, outras 158 mil doses de vacina contra a Covid-19. A segunda fase da campanha de vacinação contra o coronavírus em idosos com idade entre 69 e 74 anos segue paralelamente em Fortaleza.

Serviço

A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Todos os idosos entre 60 e 74 anos precisam se cadastrar.


Se você já se cadastrou no sistema, porém, não recebeu a confirmação por e-mail, pode consultar se seu cadastro foi realmente efetivado por meio do telefone 0800 275 1475. Com o cadastro efetivado, o agendamento é posteriormente realizado pela Prefeitura e o idoso receberá uma mensagem via WhatsApp e e-mail com a data, o horário e o local da sua vacinação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina covid-19 vacinação covid-19 fortaleza vacinação idosos fortaleza covid-19 fortaleza vacina covid-19 ceará covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar