Camilo sanciona quatro leis de auxilio econômico na pandemia

O governador Camilo Santana (PT) fez o pronunciamento por meio de transmissão ao vivo em suas redes sociais. Ceará está em lockdown

O governador Camilo Santana (PT) sancionou, na noite desta terça-feira, 23, em pronunciamento ao vivo nas redes sociais, quatro leis de ajuda econômica à população. Foram implementadas as leis que autorizam Vale Gás, resultado da parceria com Nacional Gás, que irá distribuir cerca de 250 mil botijões de gás para famílias vulneráveis do Estado, entre os dias 7 e 9 de abril. Além disso, a quitação da conta de energia de famílias que consomem até 100 kWh no Ceará, durante os próximos meses de abril e maio.

LEIA TAMBÉM | Ceará é um dos estados em situação crítica de oxigênio
+ Idosos devem aguardar comunicado do município sobre dia, hora e local da vacinação

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governador decretou, ainda, a lei que autoriza a doação de oxigênio comprado pelo Governo do Estado para auxiliar os municípios. Por fim, foi sancionado o projeto de lei que autoriza o pagamento das contas de energia e água dos estabelecimentos do setor de bares e restaurantes.

Durante a transmissão, também foi relatado a situação do oxigênio produzido no Estado. Camilo Santana declarou que esteve em negociação com a White Martins, multinacional brasileira que produz oxigênio, para a garantia de distribuição de oxigênio nos municípios do Ceará. A medida tem como objetivo resolver a situação da falta de cilindros de oxigênio nas unidades de saúde.

Gestores Municipais


Camilo também relatou sobre as reuniões que teve durante o dia de hoje com 20 prefeitos da macrorregião do Sertão Central e, pela tarde, com 19 gestores municipais das macrorregiões do Litoral Leste e do Jaguaribe. Durante as conferências, foram apresentados dados da pandemia nas regiões e discutiu-se planos de ação para o enfrentamento da Covid-19, como a ampliação de leitos, apoio na distribuição de oxigênio e na campanha de vacinação.

Esses foram o 4° e 5° encontro que o governador fez com prefeitos. Na semana passada, Camilo se reuniu com gestores municipais da Macrorregião de Fortaleza, Região Norte e do Cariri. Estiveram presentes o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto; a vice-governadora, Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, e do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira.

Números da Pandemia


O governador também atualizou o número de leitos disponíveis para pacientes com Covid-19 na rede pública estadual. Atualmente, o Ceará conta com 3.264 leitos de enfermaria para Covid-19, cerca de 55% a mais do que o registrado durante o pico da primeira onda. Além disso, o estado conta com um total de 1.192 leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus. Nesta terça, o Ceará passou a marca de 13 mil mortos pela Covid-19 e soma 511 mil casos da doença.

O governador ressaltou que mais de 80% da população cearense utiliza o sistema público de saúde. Ele destacou, ainda, o exemplo do Hospital Leonardo Da Vinci, que conta com 170 leitos de UTI, número maior do que os registrados em todos os hospitais privados do Estado.

Camilo Santana aproveitou para agradecer a todos os profissionais de saúde, sendo da rede pública ou privada, que estão na linha de frente no combate à doença. Além de reforçar a importância de medidas de distanciamento social e o uso de máscaras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo Santana sanciona leis auxilio economico durante pandemia isenção conta de água e luz vale gaz doação oxigênio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar