Idosos devem aguardar comunicado do município sobre dia, hora e local de vacinação

Sesa orienta cronograma de vacinação, mas cada cidade é quem define fluxo de imunização conforme realidade

Nesta semana, aproximadamente 81 cidades iniciaram a segunda fase de vacinação contra a Covid-19, que deve imunizar idosos de 60 a 74 anos. Porém, isso não quer dizer que toda pessoa nessa faixa etária já deve ir aos pontos de vacinação. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta os municípios, mas cada um deve avisar ao público quando e onde será a vacinação.

A recomendação é que a imunização siga ordem decrescente, ou seja, do mais velho para o mais novo. Em Fortaleza, nessa segunda-feira, 22, a Secretaria Municipal da Saúde começou com quem tem 74 anos. Nesta terça-feira, 23, é para quem tem 73 anos. Outras cidades não seguem o mesmo calendário. Caucaia, por exemplo, no sábado já estava imunizando pessoas desse grupo, mas de idade menor, o que gerou filas e aglomeração.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sugestão da Sesa deve ser adaptada em cada município conforme disponibilidade de vacinas
Sugestão da Sesa deve ser adaptada em cada município conforme disponibilidade de vacinas (Foto: Reprodução /Sesa)

A Sesa sugere que, entre 20 e 27 de março, as doses sejam distribuídas para quem tem de 72 a 74 anos. Do dia seguinte ao 3 de abril para idosos com idade entre 71 e 70. De 4 a 10 de abril, 69 e 67. De 11 a 17, 66 a 64. Por último, a segunda fase deve contemplar pessoas de 63 a 60 anos, entre os dias 18 e 24 de abril.

Outro ponto que pode influenciar na vacinação de outras idades é a chegada de novas remessas de doses. 

Desde o dia 18 de janeiro, o Ceará já recebeu mais de 1 milhão de doses. O lote mais recente desembarcou em território cearense nesse sábado, 20, com mais 182.850 doses, e segue sendo distribuído entre os municípios cearenses.

Na última sexta-feira, 19, Camilo Santana (PT) assinou contrato com o Fundo Soberano Russo para compra direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, com entrega prevista para quatro lotes: abril, maio, junho e julho.

Cadastro segue no Saúde Digital

 

O POVO preparou um passo a passo de como fazer o cadastro para ser vacinado. O sistema vale para aqueles que vivem nos municípios que aderiram à estratégia.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar