Amostras suspeitas de nova variante da Covid-19 são transportadas por serviço delivery e hospital em Fortaleza é autuado

O transporte inadequado das amostras, que estavam sendo encaminhadas para análise laboratorial, apresenta risco de contaminação. Secretaria de Vigilância e Regulação aguarda a apresentação de defesa do hospital para expedir multa. Se descumprir novamente, unidade particular pode ter alvará cassado

Atualizada às 18h53min

Hospital privado de Fortaleza descumpriu os protocolos de armazenamento e transporte de amostras suspeitas da nova variante da Covid-19 para a realização de análise laboratorial.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As substâncias foram enviadas na mesma caixa de transporte usada por serviço delivery terceirizado, que também é usado para entrega de alimentos, sem identificação de risco, tampouco armazenamento adequado. O trabalhador que fez a entrega presta serviço a uma empresa de entrega motorizada e não sabia que transportava substâncias de risco biológico.

O hospital foi autuado por não atender a três requisitos obrigatórios. A Secretaria de Vigilância e Regulação aguarda a defesa para poder expedir multa. Se incorrer novamente, a unidade particular pode ter o alvará cassado. O órgão não informou qual hospital cometeu a irregularidade.

>> LEIA TAMBÉM: Imagens mostram movimentação de Fortaleza em três momentos da pandemia

“As amostras não condicionadas corretamente apresentam o risco de contaminar a superfície e por consequência pessoas”, frisa Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Um dos erros foi o transporte de amostras biológicas sem identificação da classificação de risco do material. Outro descumprimento foi terceirizar o transporte das amostras para empresas não licenciadas junto ao órgão de vigilância sanitária local competente.

A terceira inconformidade foi referente ao prestador de serviço de transporte terceirizado não ter infraestrutura, conhecimento e treinamento adequado para desempenhar o transporte de material biológico de maneira adequada.

>> LEIA NO O POVO +: Covid-19: Secretaria aponta 2º onda longa em Fortaleza

"O trabalhador é o menos culpado, mas com certeza será o mais prejudicado. Não sabia nem o que estava transportando. Fez só a entrega que foi devolvida", alerta a secretária. A cada reincidência, a multa aplicada dobra. A unidade já havia sido notificada da irregularidade, contudo, enviou as amostras de forma inadequada novamente. 

“(O entregador) relatou não ter conhecimento do conteúdo e não sabia da possibilidade de ser de risco biológico o material que iria transportar. Afirmou ainda que já havia realizado entregas de alimentos em outras entradas desta unidade”, detalha a secretária.

Após o ocorrido, a Secretaria de Vigilância e Regulação reforçou aos laboratórios e hospitais particulares as normativas que devem ser seguidas para o envio e transporte de amostras.

"O senso comum reforça sempre a crítica sobre o que é público, mas os setores privados também têm fragilidades em relação a segurança do paciente e biossegurança que precisam ser corrigidos", acrescenta. 

>> LEIA TAMBÉM: 'Centenas de pessoas na regulação para um leito', diz Camilo, em apelo para que cearenses cumpram isolamento

>> LEIA TAMBÉM: Hospital Leonardo da Vinci terá mais uma ala com 20 leitos de UTI nos próximos dias, informa governador

Procedimentos de vigilância genômica no Ceará para rastreio de novas variantes do Sars-Cov-2:

 Armazenamento das amostras:
- Embalar as amostras uma a uma ou colocar em estantes revestidas com filme PVC/embalagem plástica e/ou mantas;
- As amostras identificadas corretamente e devidamente protegidas deverão ser acondicionadas em uma caixa de isopor, devendo ser 01 isopor para amostras e 01 isopor para amostras sanguíneas. Caso as amostras não preencham completamente a caixa, ocupar com isopor, flocos, papel toalha estes espaços para não haver deslocamento dos tubos durante o transporte, causando vazamento e contaminação dos outros tubos, da embalagem e do ambiente como todo;
- Critérios para manutenção da temperatura: adicionar o quantitativo de gelox descrito abaixo de acordo com o tamanho do isopor/container para correta manutenção da temperatura do transporte.

Envio:
A caixa deverá estar lacrada e conter identificação de destinatário e remetente e material biológico categoria B UN 3373 substância biológica, bem como orientação de posicionamento das amostras, seta para cima, com base na RDC nº 20/2014.

Na identificação das caias deve conter as seguintes informações:
- Nome, endereço e telefone do serviço remetente;
- Nome, endereço e telefone do serviço de destino do produto;
- Relação de produtos enviados e condições de conservação;
- Data e hora de embalagem e saída.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

amostras de covid risco biológico

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar