Vacina de Oxford será testada pela primeira vez em crianças e adolescentes

Teste será feito com pessoas entre 6 e 17 anos e tem previsão para iniciar ainda neste mês de fevereiro

A Universidade de Oxford anunciou neste sábado, 13, que o imunizante produzido pela farmacêutica britânica AstraZeneca em conjunto com a universidade será testado pela primeira vez em crianças e adolescentes. O objetivo é avaliar a segurança e a resposta imune da vacina contra a Covid-19 neste grupo. O teste será feito com pessoas entre 6 e 17 anos e tem previsão para iniciar ainda neste mês de fevereiro. Esse será o primeiro ensaio clínico mundial com a faixa etária, anunciou a universidade.

Ao todo, 300 voluntários irão participar da testagem, desta quantidade - 240 crianças entre seis e 17 anos receberão a vacina contra o novo coronavírus, enquanto as outras tomarão uma vacina de controle de meningite, disse o comunicado da Universidade de Oxford.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vacina de Oxford é uma das três aprovadas para o uso em adultos no Reino Unido. O imunizante tem sido também utilizado em diversos países e tem como benefícios o custo e a facilidade de distribuição, além de ser considerada segura. No Brasil, ela foi aprovada para uso emergencial e vem sendo fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia Também | Fiocruz: vacina Oxford/AstraZeneca tem segurança comprovada em idosos e não há contraindicações

O pesquisador-chefe dos testes de vacina da Universidade, Andrew Pollard, disse que “embora a maioria das crianças não seja relativamente afetada pelo coronavírus e seja improvável que adoeça com a infecção, é importante estabelecer a segurança e a resposta imunológica à vacina em crianças e jovens, pois alguns deles podem se beneficiar da vacinação".

Segundo o pediatra e cientista no grupo de vacinas de Oxford, Rinn Song, apesar da resistência das crianças e jovens ao coronavírus, esse grupo também foi afetado no último ano de pandemia. A última atualização da Universidade Johns Hopkins aponta que o Reino Unido acumula 4.025.574 casos de Covid-19, além de 116.507 mortes causadas pelo novo coronavírus. 

Leia Também | Ceará recebe mais de 72 mil doses da vacina de Oxford: "Mais uma etapa", diz Camilo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VACINA TESTE CRIANÇAS OXFORD VACINA OXFORD TESTE CRIANÇAS VACINA COVID-19 CRIANÇAS ADOLESCENTES TESTE VACINA COVID CRIANÇAS UNIVERSIDADE OXFORD VACINA CRIANÇAS VACINA OXFORD ASTRAZENECA CRIANÇAS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar