Academias de ginástica funcionarão até 20 horas no novo decreto

Conforme o decreto do Governo do Ceará, a multa pelo descumprimento das normas sanitárias é de até R$ 75 mil. O estabelecimento que desrespeitar a medida será interditado por 7 dias

Com as novas medidas de combate à Covid-19, em Fortaleza, anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT), nessa terça-feira, 2, e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), as academias de ginástica, danças e atividades similares funcionarão até as 20 horas a partir desta quarta-feira, 3. Isso porque o setor entra na categoria de atividades não essenciais, onde o funcionamento está restrito entre 6h e 20 horas, até o dia 17 de fevereiro.

Segundo a presidente do Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sindfit-CE), Juliana Sá, a decisão do Governo do Estado foi insensata em relação ao funcionamento das academias, já que ao diminuir os horários de funcionamento pode gerar aglomeração em outros horários. "Se a gente restringe horários, a gente pode aumentar a concentração de alunos dentro da academia, que é exatamente o que a gente não deve fazer”, pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Shoppings cumprem decreto e ainda calculam impacto da mudança de horário

Logo após o anúncio das novas medidas de combate à Covid-19 em Fortaleza, onde foi registrado aumento de casos, o Sindfit-CE manteve contato com unidades de academias de ginástica da Capital para orientar que os protocolos sanitários devem ser seguidos para evitar o aumento de casos da doença. Essa é a principal orientação, mas que o sindicato busca alternativas para reverter a situação.

De acordo com a presidente do Sindfit-CE, Juliana Sá, um Projeto de Lei (PL), que busca transformar as atividades físicas como atividade essencial, é uma das medidas que o sindicato está buscando para reverter a situação. “Estamos trabalhando em conjunto com o vereador Danilo Lopes (Podemos) para que o Projeto de Lei do vereador sensibilize o Governo do Estado e transforme as atividades físicas como atividade essencial. Estamos em ação conjunta com Conselho Regional de Educação Física (Cref-5) também buscando esse mesmo objetivo”, disse Juliana.

Ainda conforme a presidente do Sindfit-CE, hoje as academias trabalham com 50% da capacidade já atendendo às normas sanitárias no Estado, e que um controle é feito de acordo com cada unidade de academia. Segundo ela, algumas unidades de grande fluxo trabalham por meio de um sistema de agendamento, mas outras não utilizam essa tecnologia. “Pode prejudicar algumas academias que, apesar de já esta trabalhando com a capacidade máxima de 50%, pode chegar uma hora que a capacidade máxima é atingida e ficar impraticável o acesso dos alunos no local” explica.

Conforme o decreto do Governo do Ceará, a multa pelo descumprimento das normas sanitárias é de até R$ 75 mil, e o estabelecimento será interditado por 7 dias. Em caso de reincidência, o prazo de interdição sobe para 30 dias. As novas medidas de combate à Covid-19 iniciou nesta quarta-feira, 3, e seguirá até o próximo dia 17 de fevereiro.

Leia Também | O que pode e o que não pode: entenda o decreto que entra em vigor hoje em Fortaleza


O que poderá funcionar de 20 horas às 6 horas do dia seguinte:

- Serviços públicos essenciais

- Farmácias

- Supermercados/congêneres

- Postos de combustíveis

- Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos de emergência

- Laboratórios de análises clínicas

- Segurança privada

- Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral

- Funerárias

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ACADEMIAS HORÁRIO DECRETO COVID-19 ACADEMIAS GINÁSTICA DECRETO FUNCIONAMENTO NOVO DECRETO CEARÁ COVID-19 ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS CEARÁ CAMILO SANTANA CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar