Cinco profissionais do IJF recebem primeira dose da Coronavac

Todos os profissionais que receberam a vacina trabalham em áreas específicas à Covid-19. A técnica de enfermagem Maria Rosimeiry Menezes do Amaral, de 50 anos, foi a primeira de cinco trabalhadores do IJF a receber a vacina

A vacinação contra a Covid-19 começou em Fortaleza nesta segunda, 18. A técnica de enfermagem Maria Rosimeiry Menezes do Amaral, de 50 anos, foi a primeira de cinco trabalhadores do Instituto Doutor José Frota (IJF) a serem vacinados.

Há 25 anos trabalhando com enfermagem, Maria Rosimeiry relembra o início da pandemia: “Eu cheguei para dar meu plantão, mas nesse dia eu me deparei com a situação anormal; foi chegar e dizer ‘entra, que a realidade é outra hoje’”. Agora, quase um ano depois, ela relata esperança. Rosimeiry sente ter renascido ao receber a primeira dose da vacina e afirma que “até o último [indivíduo a se vacinar] vai se emocionar”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Pense em si. Se não pensar em si, pense no pai, pense na mãe, pense no filho, pense nos vizinhos, pense na população, pense num novo mundo que pode surgir. Confie e vá. Vá, porque pior do que a vacina é você ainda adquirir essa doença”, conclui Rosimeiry.


LEIA TAMBÉM | Vacinação em Fortaleza ocorrerá em locais de trabalho, moradia ou por agendamento; confira

Em seguida, foram vacinados Ana Beatriz Batista e Silva, 26, enfermeira; Cesario Rui Callou Filho, 36, fisioterapeuta; Francisco Edvaldo Correia Gomes, 27, zelador; e Marza de Sousa Zaranza, 34, médica intensivista.

“É um momento de muita felicidade participar dessa oportunidade, porque começa a passar um filme na nossa cabeça”, conta Ana Beatriz. Ao recordar as dificuldades e as perdas em decorrência da Covid-19, a enfermeira conta que “às vezes é até difícil acreditar [que] isso tá acabando, porque, por mais que não acabe agora, é um marco na forma como a doença vai ser conduzida daqui para frente”.

Já Cesario não hesita em afirmar sua felicidade em ser um fisioterapeuta representando a vacinação contra Covid-19, considerada por ele um momento “histórico”. O profissional comemora o trabalho dos pesquisadores responsáveis pela vacina e ressalta a importância da fisioterapia nos cuidados com pacientes infectados. “Nós tínhamos uma árdua tarefa de estarmos no processo de monitorização, identificando a medida mais correta para deixar o paciente o mais confortável possível”, conclui.

Os primeiros vacinados do Ceará foram uma técnica de enfermagem e uma auxiliar de serviços gerais que estão na linha de frente do atendimento a pacientes de Covid-19 do Hospital Leonardo da Vinci, além do líder indígena Dourado Tapeba, de Caucaia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

INICIO VACINAÇÃO CEARA CORONAVAC CEARA PRIMEIROS VACINADOS IJF VACINADOS NO CEARA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar