Covid-19: veja como foi o início da vacinação em 22 municípios

Meta da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) é de vacinar 109 mil cearenses com duas doses do antídoto produzido pela Sinovac

Atualizada às 19h40min

Após a chegada dos lotes da Coronavac ao Ceará, a vacinação avança pelo Interior. O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Doutor Cabeto, informou que a vacina já chegou a todos os municípios. A meta da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) é de vacinar 109 mil cearenses com duas doses do antídoto produzido pela Sinovac.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em logística desenvolvida pelo Governo do Ceará, aviões, helicópteros e caminhões fizeram a distribuição das vacinas para os municípios das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS): de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. Dessas cidades-polo as vacinas foram distribuídas para municípios de cada região do Estado.

LEIA TAMBÉM | Vacina da Covid-19 no Ceará; o que se sabe até agora sobre a vacinação no Estado

Ao O POVO, a Sesa informou que as doses já foram distribuídas para os municípios. A secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, reforçou que a entrega para as cidades já foi concluída. "Essa agilidade foi possível devido ao planejamento de aquisição da célula de imunização da Sesa, que desde julho vem planejando a compra", disse.

Ainda, informou que os cuidados como o uso de máscaras e evitar aglomerações deve ser mantido. Isso porque a imunidade contra a Covid-19 não é imediata. A segunda dose da Coronavac sera aplicada 28 dias após a primeira dose. "A quantidade de doses que chegou ainda não é suficiente para quebrar a circulação viral, mas esperamos que daqui a poucos meses consigamos normalizar ainda mais nossa vida", finalizou.

LEIA TAMBÉM | Como funciona o processo de imunização após a vacina?

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), agradeceu a logística do transporte por aviões, helicópteros e caminhões aos os municípios das Áreas Descentralizadas da Saúde do Estado. "Juntos vamos vencer esse desafio", ressaltou.

A vacinação contra a Covid já está em andamento no interior do estado. Com a logística montada pelo Governo do Ceará...

Confira algumas das cidades que já iniciaram sua vacinação:

Sobral

O município foi o primeiro município do Interior a receber a vacina. A agente comunitária de saúde Ana Maria do Nascimento, de 64 anos, foi a primeira sobralense a receber a vacina, na noite da segunda-feira, 18. O evento contou com a presença do prefeito Ivo Gomes, a vice-prefeita Christianne Coelho e a secretária de saúde Regina Carvalho, que aplicou a vacina em Ana Maria. O momento foi transmitido pelas redes sociais:

CHEGOU A VACINA!

A primeira fase de vacinação na cidade será focada na vacinação de trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

A segunda fase englobará pessoas de 60 a 74 anos. Já a terceira fase de vacinação será focada em pessoas com morbidades como diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasaculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave. A quarta fase focará nos demais grupos.

Barbalha

A cidade começou sua vacinação na manhã de sta terça-feira, 19, às 6h30min, no Caps III do município. As primeiras vacinadas foram a enfermeira Maria das Dores Felipe de Lacerda, que coordena a ala de atendimentos de pacientes com Covid-19 do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo; e a técnica de enfermagem Maria Francineide de Brito.

Clique na imagem para abrir a galeria

Crateús

As doses da vacina no município de Crateús chegaram ainda ontem, pela noite. O primeiro vacinado da Cidade foi o médico e vice-prefeito, José Bezerra. O momento foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura. "A gente só tem a agradecer", disse o médico, visivelmente emocionado. A técnica Angela Maria, que trabalha na UTI do Hospital São Lucas, também foi uma das pessoas vacinadas.

Clique na imagem para abrir a galeria

Juazeiro do Norte

As doses chegaram à 0h05min de terça a Juazeiro. São 3106 doses que atenderão a 34% dos profissionais de saúde do município. A primeira vacinada na manhã desta terça, 19, foi a auxiliar de serviços gerais Maria Auxiliadora da Silva. Ela trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que atende pacientes com Covid-19.

Clique na imagem para abrir a galeria

Crato

A vacinação no município foi iniciada hoje, às 7 horas de terça, aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima, com a presença do Prefeito Zé Ailton Brasil (PT) e da secretária da Saúde do Município, Marina Feitosa. A primeira vacinada da cidade foi a enfermeira que há mais tempo atua na atenção primária no Município, Ana Cadja Sá Cavalcante Macedo, do PSF São Miguel.

O Crato receberá essa semana o quantitativo referente a 34% do grupo prioritário, os profissionais de saúde, e que seguindo orientação da Secretaria da Saúde do Estado, esse número inicial será destinado aos profissionais da saúde, que estão atuando na linha de frente de combate à COVID - 19 (Hospitais, UBS, Unidade de Referência à Covid - 19, Samu, Serviços de atendimento Domiciliar da SMS, condutores de ambulâncias, porta de entrada de urgência e emergência) e os idosos institucionalizados.

Brejo Santo

Um total de 295 doses foram recebidas para a cidade de Brejo Santo por volta das 23h30min de segunda-feira, 18. A vacinação pretende atender cerca de 34% dos profissionais de saúde da região e será iniciada ainda hoje, 19, por volta das 11h.

Na primeira fase, será realizada vacinação em profissionais da saúde que estejam na linha de frente de combate à pandemia.

Caucaia

O início da vacinação na cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi nesta terça-feira, 19, por volta de 17h40min, em solenidade no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, no bairro do Açude. A primeira vacina foi aplicada em Raimunda Tapeba, primeira mulher pajé no Ceará. Em Fortaleza, na noite de ontem, a liderança indígena Dourado Tabeba foi um dos primeiros vacinados na Capital. Ele vive junto de sua aldeia em Caucaia.

Maracanaú

O município recebeu 3.060 doses da Coronavac, destinadas aos trabalhadores da saúde; pessoas idosas, acima de 60 anos, residentes em instituições de longa permanência e população indígena vivendo em terras indígenas. A primeira vacinada na manhã desta terça-feira, 19, foi a agente de saúde Maria Leonarda Silva, de 67 anos, que é indígena do Povo Pitaguary.

 

Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves foi o primeiro a ser vacinado na cidade.
Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves foi o primeiro a ser vacinado na cidade. (Foto: (Foto: Reprodução/Instagram))

Eusébio

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), e foi o primeiro a ser vacinado no Município. Além de político, Gonçalves é médico ginecologista. "Nossa vacina chegou e tive a honra de ser o primeiro eusebiense a ser vacinado, e na sequencia, foi a vez da técnica de Enfermagem Gabriela Cristina de Lucena", comemorou o gestor nas redes sociais, nesta terça.

Aquiraz

A vacinação em Aquiraz começou no fim da tarde desta terça-feira. O primeiro vacinado foi o líder indígena Jenipapo-Kanindé, Heraldo Alves. Depois, foi vacinada a enfermeira Eliane Rodrigues Xavier.

Baturité

As vacinas já chegaram a região na manhã desta terça e a vacinação começou na noite desta terça. A primeira vacinada foi Maria Zilmar de Brito Costa, agente comunitária de saúde e quilombola da Serra do Evaristo.

Tianguá

A primeira vacinada no Município de Tianguá, na tarde desta terça, foi Maria de Fátima Ferreira Lopes, de 64 anos. Ela é auxiliar de serviços gerais, com 33 anos de serviços prestados ao Município. Além dela, receberam a vacina Apolonia Rodrigues Ramos Gomes, técnica de enfermagem das transferências; Carlos Sérgio de Vasconcelos Dias, enfermeiro e coordenador do Centro de Testagem para Covid-19; Eviwalton Plácido Costa, médico no hospital São Camilo; Maria das Merces Neves de Oliveira, 78 anos, aposentada; e o prefeito Luiz Menezes de Lima, 76 anos. O Município recebeu 439 doses.

Depois de meses de espera, a vacina chegou ao Ceará!
É com muita alegria que a Prefeitura de Tianguá, por meio da...

Publicado por Prefeitura de Tianguá em Terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Camocim

A vacinação aconteceu ainda na segunda-feira, 18. A medica camocinense Gabriella Fontenele foi a primeira profissional de saúde a receber a vacina contra a Covid-19 no Município. Logo após, a técnica de enfermagem Edna Evangelista também recebeu a vacina.

Clique na imagem para abrir a galeria

Na manhã desta terça, 19, a equipe de profissionais da saúde, de plantão no Hospital Deputado Murilo Aguiar, recebeu a aplicação da vacina contra a Covid-19. Plantonistas da Base Municipal do Serviço Móvel de Urgência (Samu) da região também foram vacinados.

Acaraú

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Município de Acaraú começou às 8 horas desta terça-feira, 19. O momento ocorreu na Unidade de Saúde do bairro de Pedrinhas, onde seis pessoas foram vacinadas, representando os principais grupos prioritários para essa primeira fase de vacinação.

A primeira a receber a vacina foi a agente comunitária de saúde Ana Paula do Nascimento, ela faz parte da população Indígena. Além dela, mais cinco pessoas receberam o imunizante: Maria das Graças Valéria Dias, primeira enfermeira de Acaraú, que contribuiu por mais de 32 anos no município; Raimundo Nonato Pinho Filho, enfermeiro, representa a linha de frente da COVID-19 no Hospital Moura Ferreira; Ariana Luisa de Sousa Gadelha, técnica de enfermagem, atua arduamente a frente das testagens contribuindo no cenário Epidemiológico; Higo Vieira Pinheiro, médico do SAMU, a frente de casos graves, estabilização e transferências e João Francisco Carmo Filho, técnico de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Iguatu

As doses chegaram na noite de segunda-feira, 18, e a vacinação começou na terça, 19, no fim da manhã. A primeira vacinada foi Regina Celi, técnica de enfermagem.

Tauá

As doses da Coronavac chegaram ainda na segunda-feira, 18. São 465 doses que serão destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente contra o Covid-19. Segundo o secretário de Saúde Edgleusson Noronha, a partir desta terça-feira, a vacina começou a ser aplicada nos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate ao coronavírus, no Hospital, UPA, Samu e outras unidades de saúde.

No transporte também chegaram as doses dos municípios de Parambu, Aiuaba e Arneiroz, que corresponde a 14ª Célula Regional de Saúde nos Inhamuns. A vacinação aconteceu na manhã de hoje, 19.

Clique na imagem para abrir a galeria

Icó

A vacinação em Icó começou na tarde desta terça-feira. A meta é atender profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a Covid-19 —profissionais de saúde do centro Covid, UTI, Samu, Unidades Básicas de Saúde que atendem pacientes com Covid e realizam testagem, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias.

Chegaram ao Icó, neste primeiro lote, cerca de 426 doses de vacina e, prioritariamente, serão vacinados os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A agente de saúde Maria Antônia do Nascimento, de 54 anos, foi a primeira pessoa a tomar a vacina contra Covid-19 no Município de Icó. Os médicos Quilon Peixoto, 85 anos e Erivando Feitosa; a técnica de Enfermagem, Maria Eduarda; e Germana Alencar, odontóloga, também se vacinaram.

Quixadá

As doses da Coronavac chegaram na segunda-feira, 18; no mesmo dia, foi feita a vacinação. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que também é médico, vacinou a primeira quixadaense contra a pandemia.

Canindé

A cidade de Canindé recebeu as vacinas nesta terça-feira, 19, e já começou sua vacinação na manhã desta terça-feira, 19. A primeira fase da imunização foca em profissionais de saúde e em povos indígenas da região.

Aracati

A vacina chegou ainda na noite de segunda-feira, 18. São 600 doses distribuídas inicialmente entre profissionais de saúde (prioritariamente os que atuam no combate a Covid-19), idosos acima 60 e 75 anos, deficientes residentes em instituições de longa permanência e população indígena - um total de 293 pessoas.

O calendário com as datas de imunização da população em geral será distribuído em breve, de acordo com o cronograma do governo do Estado do Ceará. Já foram vacinados Francisco Herlon de Ávila Rodrigues, técnico de Enfermagem no Setor Covid e profissional que atua há 11 anos na Saúde; e a enfermeira na central de Coletas de Swab e Teste Rápido, Filomena Maria De Freitas Silva, que trabalha há 28 anos na Saúde. 

Clique na imagem para abrir a galeria

Russas

As doses da vacina chegaram na segunda-feira, 18. A primeira russana foi vacinada contra a Covid-19 foi a técnica de enfermagem, Clezia Guedes, atuante na linha de frente do combate ao Coronavírus desde as primeiras notificações dos casos das doenças no município. A imunização aconteceu no Centro de Covid-19 do Município.

Clique na imagem para abrir a galeria

Limoeiro do Norte

Ainda na segunda-feira, 18, foi iniciada a vacinação na cidade. A primeira pessoa a receber a vacina foi a enfermeira Glaucia Moura, de 63 anos de idade, com 15 anos de serviços dedicados à Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte, trabalhando diretamente com vacinas.

A primeira fase engloba profissionais da Saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao Covid, que serão direcionados individualmente para o local onde irão receber a vacina, evitando aglomerações e idosos a partir de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (por exemplo a Casa do Idoso) e os profissionais que trabalham no local.

O grupo a ser vacinado será ampliado na medida em que o município for recebendo novas doses.

Clique na imagem para abrir a galeria

com informações de Luciano Cesário, da CBN Cariri

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação vacinação covid-19 vacina covid-19 sinovac vacina sinovac coronavac anvisa ceará sesa saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar