Primeira vacinação do Ceará será realizada no Hospital Leonardo da Vinci

Primeiro lote da CoronaVac deve chegar às 17h15 no Estado

Primeira vacinação contra a Covid-19 no Ceará, com a CoronaVac, será realizada no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. A unidade foi adquirida e posteriormente comprada pelo Governo do Estado. Primeiro lote de vacinas deve chegar ao aeroporto Pinto Martins às 17h15min. A previsão é de que a primeira vacina seja aplicada logo após a chegada dos imunizantes, prevista para às 17h15min desta segunda-feira, 18.

O governador Camilo Santana e o prefeito Sarto Nogueira devem acompanhar a chegada das 229.200 doses enviadas pelo Ministério da Saúde em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Após as vacinas serem descarregadas, comitiva deve seguir para a unidade hospitalar onde a primeira pessoa será vacinada no Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na sequência, a comitiva segue para o Instituto José Frota (IJF), onde haverá também vacinações. Fortaleza receberá 80 mil doses, que vacinarão 40 mil pessoas inicialmente. Na fase 1, vão ser priorizados os médicos de linha de frente no combate à Covid-19. O plano de vacinação foi anunciado em coletiva, na tarde desta segunda-feira, 18, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo prefeito Sarto Nogueira e pela titular da pasta, Ana Estela.

A população não deve procurar postos de saúde nas fases prioritárias. A imunização começará em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva de Covid-19 da Capital; pelos profissionais que fazem o transporte de pacientes; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); emergências de hospitais; vacinadores; laboratórios de biologia molecular; centros de coleta, testagem e atendimento Covid-19; profissionais da Estratégia de Saúde da Família.

Pessoas com deficiência acima de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência foram incluídas no grupo 1, que já era composto por idosos a partir de 60 anos que também vivem em instituições. Esse grupo e população indígena serão vacinados in loco e os idosos a partir de 75 anos, em domicílio. Vacinação dos grupos prioritários das fases 2, 3 e 4 será agendada, seja domiciliar ou nos centro de vacinação. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site Vacine Já. Durante o agendamento, o aplicativo irá direcionar a vacinação para o local mais próximo do paciente, evitando que a população saia de casa.

Nas fases posteriores, haverá vacinação no Cuca do Jangurussu, Cuca Mondubim, Cuca José Walter, Cuca Barra do Ceará, Centro de Eventos, estádio Castelão, estádio Presidente Vargas e ginásio Paulo Sarasate.

De Fortaleza a vacina seguirá para 20 municípios-polo do Estado, de onde seguirão para os municípios de cada região do Estado.

Locais de vacinação

De acordo com o Plano Municipal de Imunização, primeiramente os locais de vacinação na Capital serão "Estádios Presidente Vargas, Bom Jardim e Castelão, Ginásios Paulo Sarasate, Aécio de Borba e Parangaba, CUCA Jangurussu, CUCA Mondubim, CUCA José Walter, CUCA Barra do Ceará, Campus Universitários (UNIFOR, UECE, UFC, UNICHRISTUS e UNIFAMETRO), Centro de Eventos, Policlínicas (finais de semana), Cambeba, Academia de Professores".

Veja as fases dos grupos prioritários:

Fase 1

Trabalhadores da saúde

Idosos com 75 anos ou mais

Idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência acima de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência

Indígenas

Fase 2

Idosos de 60 a 74 anos

Fase 3

Pessoas com comorbidades

Fase 4

Professores

Policiais

Profissionais de salvamento

Funcionários do sistema prisional

Pessoas privadas de liberdade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação no ceará covid-19 ceará coronavac ceará coronavírus ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar