Participamos do

Coronavírus: média móvel de casos em Fortaleza cai cerca de 99% quando comparada ao período de pico

Dados levam em consideração índices apresentados nesta semana. Número de óbitos também apresenta queda significativa
10:26 | Ago. 29, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza já registra queda de aproximadamente 99% da média móvel de casos do novo coronavírus, a Covid-19, em comparação ao período de pico da doença na Capital- que ocorreu entre maio e abril deste ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 28, por meio do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e levam em consideração os índices apresentados nesta semana.

A média móvel é calculada somando o total de casos registrados da doença na semana e dividindo-o por sete, número correspondente aos dias transcorridos. No período de pico no Município, que durou aproximadamente 20 dias, esse índice sempre esteve acima de 600 casos- chegando a 907 no dia 6 de maio. 

LEIA MAIS |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fortaleza não registra mais do que 10 mortes diárias por coronavírus há um mês

Camilo libera volta de creches e educação infantil privada em Fortaleza

Eventos com até 100 pessoas são liberados a partir do dia 14 de setembro em Fortaleza

Sem mortes nas últimas 24 horas, Ceará registra 213.238 casos de Covid-19 e 8.380 óbitos

Em novo balanço, contudo, essa média foi de cinco casos. Além de apresentar um queda de quase 100% quando comparado ao período de pico, o índice também apresenta redução de 90% em relação ao registrado na segunda semana deste mês.

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias também apresentou redução significativa ao sofrer a mesma comparação, registrando 0,7 óbito quando, no período de alta mortalidade pela doença, esse número chegou a 92- representando assim queda de 99%.

Além disso, dados apontam que "Fortaleza não registra mais do que 10 óbitos diários em decorrência da Covid-19 há mais de um mês". Os últimos índices avaliados mostram também que o Município não contabilizou óbitos pela doença nos dias 12, 24, 25, 27 e 28 deste mês. 

O documento considera que dados positivos poderiam ser resultado das fases de transições elaboradas pelo Governo, que determinou um plano de retomada gradual para evitar disseminação em larga escala. No entanto, SMS destaca que, até o momento, não foram evidenciadas "mudanças importantes nas tendências epidemiológicas que pudessem ser associadas às referidas etapas".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar