Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Restaurantes reabrem na fase 2 para almoço; barracas, funcionamento noturno e bares só em julho

A reabertura das empresas será gradual e por fases. Anúncio é feito em live pelo governador Camilo Santana (PT)
15:46 | Mai. 28, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O plano de reabertura da economia, apresentado nesta quinta-feira, 28 de maio (28/05), pelo Governo do Estado, prevê o início da reabertura dos restaurantes na fase 2. A retomada será no horário de 9 às 16 horas. Essa reabertura tem possibilidade de ocorrer a partir de 22 de junho, mas dependerá dos resultados obtidos na fase 1, a partir de 8 de junho. Antes, a transição começa nesta segunda-feira, 1º de junho (01/06).

VEJA AS ATIVIDADES QUE RETORNAM EM CADA FASE

É prevista a retomada de 8,1% do setor de restaurantes. A liberação estimada é de três mil empregos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na fase 3, será liberado o horário noturno e as barracas de praia. O segmento representa 26,3% dessa cadeia.

Se tudo correr dentro do esperado nas etapas prévias, a fase 3 pode ser liberada a partir de 6 de julho.

A retomada integral do segmento de alimentação fora de casa será apenas na fase 4, com 64,8% do setor. Para essa fase também fica a reabertura dos bares. A liberação não será antes de 20 de julho e dependerá dos resultados das fases anteriores.

A partir de segunda-feira, 1º de junho (01/06), terá início a transição, com reabertura de lojas ligadas a material de construção, barbearias, manicures e salões de beleza, indústria têxtil e de calçados, fabricação de eletrodomésticos, indústria automotiva, retorno dos treinos esportivos e dos times de futebol "participantes da final do Campeonato Cearense".

A fase 1 está prevista para 8 de junho (08/06). Tem previsão de duras 14 dias. As fases seguintes serão avaliadas conforme o resultado gradual. Cada fase terá 14 dias de duração. Se tudo correr conforme o esperado, o cronograma será:

1º de junho - transição

8 de junho - fase 1

22 de junho - fase 2*

6 de julho - fase 3*

20 de julho - fase 4*

*Datas das fases 2, 3 e 4 dependem da avaliação dos resultados das fases prévias.

Veja o que retorna a cada fase:

Clique na imagem para abrir a galeria

A reabertura ocorrerá em quatro fases, com atividades econômicas definidas em cada fase e com percentual de cada atividade que poderá funcionar. Haverá testes nas empresas, avaliação da taxa de transmissibilidade. Cada atividade terá protocolos de segurança a seguir.

As fase são definidas baseadas em critérios que O POVO havia antecipado:

1. Baseado em riscos sanitários

Primeira fase = Baixo risco

Quarta fase = Alto risco

2. Baseado em aspectos econômicos e sociais

Primeira fase = Alto impacto

Segunda fase = Baixo impacto

Camilo anunciou a renovação do decreto de isolamento social em todo o Estado. Por recomendação da Secretaria da Saúde, será sugerido ou determinado que alguns municípios do Interior adotem isolamento mais estrito, como ocorreu na Capital.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o doutor Cabeto, disse que o isolamento causou redução significativa do número de casos de Covid-19 e também do número de óbitos.

Camilo Santana antecipou que o retorno da escolas, nas redes privada e pública, deverá fazer parte da última fase de abertura das atividades não essenciais no Ceará. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar