Participamos do

Comitê do Governo inclui treinos na primeira fase da retomada de atividades; jogos podem voltar na terceira

Documento produzido pelo grupo de trabalho que planeja a retomada inclui treinos dos clubes já na fase inicial, segundo o secretário do Esporte e Juventude do Estado, Rogério Pinheiro. Sesa e governador avaliaram e divulgação acontecerá em breve
17:10 | Mai. 26, 2020
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

*Atualizada às 19h10min do dia 26/5/2020

A proposta do grupo técnico de trabalho montado pelo Governo do Ceará para planejar a retomada gradativa das atividades no Estado prevê treinos dos clubes de futebol em sua primeira fase. A informação foi dada pelo titular da Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv), Rogério Pinheiro, em entrevista ao Futebol do Povo, nesta terça-feira, 26.

O documento já foi avaliado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e pelo próprio governador Camilo Santana (PT) e a divulgação será feita na quarta, 27 ou quinta-feira, 28. Se não houve alteração, a previsão é de que os jogos de futebol possam ser retomados a partir da terceira fase do plano. O Governo do Estado anunciou que a retomada de atividades começará a partir de 1º de junho. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A inclusão da retomadas dos treinos logo na primeira fase da proposta foi feita mediante as discussões de protocolos entre clubes, Federação Cearense de Futebol (FCF) e Sejuv. Cada fase deve durar 14 dias e, além do futebol, atividades como assessorias esportivas e com personal trainer também devem ser liberadas no primeiro momento, porém sem aglomerações.

“A primeira fase, sendo um pouco mais específico no que tange ao futebol (...), os clubes vão separar os campos de futebol em quadrantes e cada atleta vai estar dentro desses quadrantes, mantendo a distância, de, no mínimo, cinco metros entre eles. Na segunda fase, tudo dando certo, a previsão talvez seja de uma evolução a começar a fazer um trabalho um pouco mais de grupos, obviamente com os testes da Covid-19 para identificar quem deu positivo (teve a doença), que teoricamente estaria imune, aí vão formando grupos para que eles possam já treinar juntos, ter aquele contato com a bola, em equipe, aquela questão espacial dentro do campo, treinamentos técnicos. E quem sabe, na terceira ou quarta fase a gente ter a retomada já, inicialmente, do Campeonato Cearense. É mais ou menos isso que a gente vem prevendo”, disse Rogério Pinheiro.

A descrição do secretário vai ao encontro do que disse o médico Henrique Bastos, coordenador do protocolo de segurança da FCF, que deu detalhes do documento enviado pela entidade ao Governo do Estado, tendo um primeiro momento com atividades individuais e posteriormente grupos pequenos.

Apesar de o foco agora ser a volta dos treinos, com o intervalo de 14 dias entre as fases e a possibilidade dos jogos de futebol serem liberados já na terceira, é possível projetar um retorno do Campeonato Estadual para o mês de julho.

“Não temos data inicial definida (para iniciar a retomada das atividades), tratamos isso como ‘D zero’, ou seja, data inicial; a partir desse momento a gente começa as fases. Se, porventura, tivermos êxito e no dia 1º de junho começar a retomada, a gente bota aí 14 + 14 + 14 = 42, ou seja, meados de julho (fim da terceira para início da quarta fase) a gente pode ter essa possibilidade de reiniciar o Campeonato Cearense, mas tudo isso depende da data que nós trabalharmos a reabertura, dado start da retomada das atividades. Se tudo der certo, acredito que, sim, creio que em julho a gente já possa voltar aos gramados”, admite Rogério Pinheiro, ressaltando que no primeiro momento tudo acontecerá com portões fechados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar