Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fortaleza segue em lockdown até 31 de maio e Estado fará novas recomendações ao Interior

Além de manter o isolamento social em todo o Estado, o decreto do governador fará recomendações aos municípios onde a situação se agrave no Interior. Camilo sinalizou que a flexibilização pode começar em junho, a depender do comportamento dos números
18:15 | Mai. 20, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciaram, na noite desta quarta-feira, 20, a prorrogação das regras de isolamento social até 31 de maio (31/05). As medidas estão em vigor neste período de quarentena para combater a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Até o fim do mês, não haverá flexibilização das regras de circulação. Camilo disse esperar que a flexibilização possa ocorrer a partir de junho, de forma cuidadosa e gradual. Isso dependerá do comportamento dos números e da consolidação da tendência de estabilidade de casos.

Roberto Cláudio disse ainda que a intenção é fortalecer a fiscalização da obediência aos decretos. No decreto municipal, o isolamento social rígido - o chamado lockdown - irá se manter na Capital. "Fazemos esse apelo de compreensão. Iremos fortalecer a fiscalização e garantir a aderência ao isolamento rígido. Quanto mais for cumprido, mais rápido podemos retomar a nossa rotina", pontua RC.

Gráfico com dados extraídos do IntegraSUS revela tendência de estabilidade na curva de casos confirmados de coronavírus em Fortaleza
Gráfico com dados extraídos do IntegraSUS revela tendência de estabilidade na curva de casos confirmados de coronavírus em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante a live, Camilo apresentou um gráfico das curvas de casos confirmados e em investigação em Fortaleza, epicentro da doença no Ceará. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, os dados, de casos confirmados e ainda investigados (porém com 80% de certeza de serem positivos), apontam para uma diminuição de confirmações. Na imagem, é possível perceber um desvio ao fim da curva de investigação.

"Há uma tendência, na última semana, em Fortaleza, de uma certa estabilização dos casos na Capital. Pela primeira vez se comprova. É uma tendência importante. Mostra que estamos caminho para um platô (estacionamento) aqui na Capital e a tendência é após o platô, começar a diminuição dos casos", explica Camilo.

O governador e o prefeito mostraram também gráfico que compara o isolamento social e circulação de veículos e pessoas no início da pandemia no Ceará e atualmente. No começo, houve elevação do índice de isolamento, que depois apresentou queda mas voltou "a patamares médios" após a implantação das medidas mais rígidas no último dia 8 de maio.

No novo decreto estadual, o governador Camilo Santana (PT) mantém o isolamento social em todo o Ceará e também fará recomendações para os municípios onde estão crescendo o número das ocorrências de coronavírus. "Para todo o estado do Ceará continua o isolamento social. Vai ser feito um alerta para alguns municípios do Interior. Quero dizer a todos os cearenses dos esforços que precisamos fazer nesses próximos 10 dias", alerta o governador.

"Essa curva parece estar em desaceleração mas não podemos achar norma ainda uma média de 67 fortalezenses morrerem por dia", pondera Roberto Cláudio. O novo decreto estadual será publicado ainda nesta quarta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado (DOE) com a prorrogação das recomendações e as novas indicações aos municípios do Interior, conforme Camilo Santana.

Relembre as regras na Capital

Relembre as regras de circulação em Fortaleza

Saiba quais as regras para entrar e sair de Fortaleza durante o decreto de isolamento social

Saiba quais a restrições para os grupos de risco do coronavírus durante o isolamento social rígido 

Decreto proíbe feiras e circulação de pessoas em praias, praças e calçadões de Fortaleza

As regras são estabelecidas em dois decretos, um do governador Camilo Santana (PT) e outro do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Os textos têm mesmo teor e há coincidência por razões de garantia jurídica.

Desde 08 de maio (08/05), entraram em vigor regras mais rígidas de isolamento social em Fortaleza, o chamado lockdown. As medidas estabelecem série de restrições à circulação na Capital, o epicentro da pandemia no Estado.

Durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 20, prefeito e governador apresentaram dados que, conforme defendem, mostram a efetividade que as medidas mais rigorosas têm obtido na Capital. Roberto Cláudio faz apelo à população para que respeite as medidas para que possam funcionar. O prefeito diz entender os impactos negativos na vida cotidiana da cidade e do Estado, mas alerta que a defesa da vida se sobrepõe.

"Esse é um momento de união de esforços. Deixe de lado qualquer diferença política, de crede. Não é hora de acentuar o que nos distancia, é hora de ter compromisso com a vida alheia e humana, como cidadãos", pede o chefe do Executivo Municipal.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar