PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Saiba como cuidar de rotina de exercícios físicos durante a quarentena

Contato, a distância, com profissionais de saúde e alongamentos ajudam na prática

12:48 | 02/04/2020
Andar de bicicleta pode ser considerado um exercício físico, mas não deve ser feita recorrentemente durante período de quarentena (Foto: Sandro Valentim)
Andar de bicicleta pode ser considerado um exercício físico, mas não deve ser feita recorrentemente durante período de quarentena (Foto: Sandro Valentim)

Diante da pandemia do coronavírus, diversas atividades tiveram que ser paralisadas bruscamente, dentre elas a rotina de exercícios físicos. Com academias e outros estabelecimentos fechados, a alternativa é fazer continuar as atividades em casa. No entanto, alguns cuidados são necessários para evitar lesões e outros acidentes. 

Diferentemente da academia, a pessoa não conta com a presença de um instrutor para corrigir movimentos incorretos de forma presencial. Isso pode ocasionar lesões na coluna e em outras partes do corpo.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Sbot-CE) alerta para os cuidados com os limites físicos de cada pessoa, especialmente se ela já tem histórico de doenças e articulações.

Leia também | Academias e professores realizam aulas de dança pelas redes sociais

Segundo a instituição, quem tem hérnia de disco, por exemplo, não pode fazer exercícios que gerem impactos sobre a lombar. Se a pessoa nunca praticou exercício físico de forma regular ou se está há muito tempo sem praticar alguma modalidade, o ideal é realizar alongamentos e exercícios que tenham como meta fortalecer a musculatura. Ambas as atividades devem ser realizadas com cautela e de forma moderada, sempre respeitando os limites de cada corpo.

É importante manter contato, a distância, com o profissional de educação física que o acompanha em atividades físicas. Separar uma parte da casa apenas para a prática física também ajuda no monitoramento de uma rotina.

O projeto da Uece Ginástica para a Comunidade (Proginc) vem postando vídeos no seu perfil do Instagram e orientam aqueles que não querem ficar parados em casa nesta quarentena. Em casa, os monitores orientam os movimentos por meio dos ritmos de diversas músicas.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Mais um vídeo da série PROGINC em casa. Espero que gostem Monitota: @anaavasconselos Música: Combatchy - Anitta, Lexa, Luisa Sonza feat. Mc Rebecca.

Uma publicação compartilhada por PROGINC (UECE) (@proginc.uece) em

 

Conheça outros cuidados pessoais durante a quarentena

Saiba como limpar corretamente a casa diante do coronavírus

Saiba como cuidar de alimentos e roupas para prevenir a contaminação por Covid-19

OMS informa: não existe transmissão aérea do vírus; saiba o que isso significa e como se proteger