PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Vinagre funciona na limpeza? Saiba como limpar corretamente a casa diante do coronavírus

Ministério da Saúde recomenda prioritariamente o uso de água e sabão no combate a doença

11:00 | 30/03/2020
Maçaneta é um dos itens mais importantes para manter a casa limpa
Maçaneta é um dos itens mais importantes para manter a casa limpa (Foto: Marília Freitas)

A possibilidade de contágio da Covid-19 com superfícies sujas deve intensificar as ações de limpeza na residência. Cuidados específicos, como separar o banheiro de doentes e limpeza separada de talheres são algumas das principais dicas de especialistas para o combate à doença. O POVO reuniu algumas dicas de limpeza diária para os ambientes da casa:

BANHEIRO

Se uma pessoa da residência estiver doente com Covid-19, é importante destinar o uso de um banheiro exclusivo para o paciente, se possível. Essa medida é uma das propostas no isolamento domiciliar orientado pelo Ministério da Saúde (MS). Independentemente de existir uma pessoa doente ou não, a limpeza do cômodo deve ser feita, se possível, diariamente.

Para proteção, recomenda-se o uso de máscaras e luvas. Um dos produtos recomendados pelo Ministério da Saúde para limpeza das superfícies é a água sanitária. Recomenda-se a mistura de uma parte do produto para nove partes de água para desinfetar as superfícies. A simples mistura de álcool e sabão também é recomendada pelo órgão para a limpeza.

O MS nunca recomendou o uso de vinagre na limpeza da casa para o combate ao coronavírus. Portanto, não há evidências de que o produto sirva para limpeza de superfícies domésticas.

MAÇANETAS E UTENSÍLIOS ELETRÔNICOS

Por ter contato diário com diversas mãos, as maçanetas são itens que, geralmente, são esquecidos na limpeza da casa. Sua limpeza diária também deve ser feita com o uso de álcool em gel ou álcool 70% em um pano úmido. Os itens juntos podem ajudar na limpeza, visto que há estudos que comprovam sua eficácia no combate ao coronavírus.

LEIA MAIS: Uso de álcool em gel reduz tempo de sobrevivência do coronavírus em superfícies de vidro, metal e plástico

Controles remotos e celulares também são itens utilizados diariamente, ainda mais com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos diante da quarentena, por exemplo. Um pano pouco úmido - para não oxidar o aparelho - junto de uma mistura com álcool isopropílico limpam completamente o utensílio. A limpeza deve ser feita, no mínimo, uma vez ao dia. Esse composto é apropriado para a limpeza de eletrônicos e pode ser encontrado em lojas especializadas.

LOUÇAS E ROUPAS

Pratos, talheres, copos e outros utensílios devem ser lavados com água quente e sabão. Se algum dos moradores estiver doente, é recomendável que seus utensílios sejam lavados separadamente.

Roupas de um doente com Covid-19 devem ser lavadas separadamente de roupas de outros moradores da casa. Caso não seja possível fazer a lavagem imediata dessas roupas, o Ministério da Saúde recomenda que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Mais cuidados

Saiba mais sobre outros mitos e verdades da transmissão da doença

Saiba como cuidar de alimentos e roupas para prevenir contaminação pelo coronavírus