O Império dos Sentidos, censurado na ditadura, chega aos streamings

"O Império dos Sentidos", dirigido por Nagisa Oshima e lançado originalmente em 1976, marcou época pelo teor altamente erótico

O filme "O Império dos Sentidos", lançado originalmente em 1976, entrou no catálogo na Prime Video, serviço de streaming da Amazon. Com direção de Nagisa Oshima, o filme franco-japonês marcou época por ser teor altamente erótico.

Na trama, ambientada em 1936, uma ex-prostituta chamada Sada inicia um caso com seu patrão, Kichizo. "O que parecia uma diversão inconsequente logo transforma-se em uma intensa relação regida pela obsessão do prazer", diz a sinopse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alvo da censura no Brasil

No Brasil, o filme sofreu censura na ditadura militar. Uma reportagem da Folha de São Paulo revelou que o processo de censura desse filme teve pareceres de 12 pessoas que sequer haviam visto a produção.

A polêmica sobre "O Império dos Sentidos" no Brasil começou com uma reportagem sobre o filme publicada em agosto de 1976 pela revista Manchete. Esse texto serviu de base para que o Juizado de Menores de São Paulo reuniu 14 pareceres de comissários de menores, dos quais apenas dois não sugerem a proibição.

"É obra cinematográfica de enredo chocante e de mensagem duvidosa", disse a censora Teresa Marra. "A película em seu todo torna-se nociva à nossa sociedade", afirmou Telmo Lino.

Entre as cenas que o tornam um filme praticamente "pornô", destacam-se o orgasmo do protagonista, ejaculando na boca de Sada Abe. Outra cena marcante é o momento em que um ovo cozido e colocado dentro da vagina da protagonista, sendo logo depois "botado" e colocado na boca de seu amante.

Confira o trailer de "O Império dos Sentidos" aqui:

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

imperio dos sentidos cinema streaming filme erotico vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar