Festival de fotografia realiza atividades gratuitas no Sertão Central
A sexta edição do festival de fotografia do Sertão Central será realizado de 22 a 25 de outubro, em Quixadá e Quixeramobim
Realizado anualmente nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, o festival de fotografia do Sertão Central, conhecido como Qxas Festival, chega a sua sexta edição. Com o tema “Paisagens de Dentro”, a exposição acontece de quarta, 22, a sábado, 25, reunindo artistas e atividades formativas relacionadas à produção audiovisual. O anúncio do evento foi feito por meio das redes sociais.
Com curadoria de Fernanda Siebra, Michelle Maciel e Rafael Vilarouca, o Qxas Festival é dedicado à produção audiovisual e busca valorizar o olhar artístico das pessoas sobre o sertão. A programação conta com palestras, workshops, exposições, e rodas de conversas. Com exceção de alguns workshops, o festival será gratuito e de livre acesso do público.
Leia Também | Museu da Fotografia recebe mostra gratuita de cinema peruano
O evento reúne 40 artistas brasileiros e busca promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento. No evento, a italiana Simonetta Persichetti e os cearenses Maria José da Costa Braz e Silas de Paula serão os homenageados.
Festival de fotografia: idealização e referências
Segundo o fotógrafo Beto Skeff e a produtora Glícia Gadelha, a exposição apresenta imagens que falam de memória, corpo e imaginação. Walda Marques, Preticia Jerônimo e os cearenses Ana Mundim e Tibico Brasil são alguns nomes que estarão envolvidos nas atividades.
Leia Também | Museu da Imagem e do Som promove feiras de fotografia e de vinil
O livro “Grande Sertão: Veredas”, do autor Graciliano Ramos, e o filme “Praias de Varda”, da cineasta Agnès Varda, são exemplos das referências trabalhadas no festival. Os cenários fotografados vão propor interpretações para além das imagens, escavando diferentes sentidos em tradições, paisagens e festividades locais.
Programação do evento: atividades propostas
Durante a programação, haverá uma ação formativa nas escolas da rede pública de Quixadá e Quixeramobim. As oficinas e rodas de conversa são destinadas para 300 estudantes e professores. Desde a primeira edição, o QXAS nas Escolas já beneficiou mais de 1.500 estudantes.
Leia Também | Festival Elos anuncia nova edição em dezembro na Praia de Iracema
O Qxas faz parte da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará e da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil. A sexta edição do festival recebe patrocínio do Banco do Nordeste, da Executiva Agronegócios e do Banco Itaú e da empresa Aniger Calçados. Além disso, conta com apoio do Itaú Cultural, Sertão TV, Sistema Maior de Comunicação, Betânia Lácteos e Eltom Art Prints.
Qxas Festival
- Quando: 22 a 25 de outubro
- Onde: Quixadá e Quixeramobim
- Mais informações: qxasfestival.com.br
- Instagram: @festivalqxas