Exposição gratuita de Sebastião Salgado é exibida em Fortaleza

Exposição "Gold - Mina de Ouro Serra Pelada", do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado (1944-2025), é exibida gratuitamente na Caixa Cultural Fortaleza

13:04 | Jul. 30, 2025

Por: Miguel Araujo
Exposição Gold - Mina de Ouro Serra Pelada, de Sebastião Salgado, exibe imersão do fotógrafo na exploração da Serra Pelada (foto: Sebastião Salgado/Divulgação/Exposição Gold - Mina de Ouro Serra Pelada)

A Caixa Cultural Fortaleza recebe a partir do sábado, 9 de agosto, a exposição “Gold - Mina de Ouro Serra Pelada”, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado (1944-2025). Ao todo, são exibidas 54 imagens do maior garimpo a céu aberto do mundo, Serra Pelada, registradas na década de 1980.

Gratuita, a mostra apresenta fotografias de Sebastião Salgado em Curionópolis, na Amazônia paraense. Os registros apresentam o cotidiano da mina de Serra Pelada, onde foram extraídas toneladas de ouro ao longo de mais de uma década de exploração.

Leia também | Sebastião Salgado: o olhar político, o retrato humano

Na exposição, o público pode conferir a dura realidade enfrentada por milhares de homens que foram submetidos a condições extremas de trabalho e sobrevivência ao serem movidos pela “febre do ouro”. No auge do garimpo, cerca de 50 mil pessoas ocuparam o local.

Exposição sobre Serra Pelada: imersão no garimpo

“Gold - Mina de Ouro Serra Pelada” tem curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, esposa do premiado fotógrafo mineiro. As fotos selecionados acompanham a imersão de Sebastião Salgado no garimpo durante um mês.

Relembre entrevista | Sebastião Salgado, o homem que não tem medo de desistir

Nas cenas capturadas por Salgado estão não só o esforço físico dos garimpeiros, mas a esperança, a luta e as consequências sociais e ambientais de um capítulo relevante na história recente do Brasil.

A mostra é oportunidade inédita no Nordeste de ver um dos principais registros fotógrafos sobre Serra Pelada.

Quem foi Sebastião Salgado?

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em 8 de fevereiro de 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Ele era conhecido como o maior e mais importante fotógrafo brasileiro, sendo uma referência para profissionais da área no mundo todo.

Ao lado de sua esposa, desenvolveu projetos fotográficos de grande escala, publicados em livros como "Other Americas", "Workers" e "Genesis", além de exposições que percorrem o mundo.

Ele também ficou conhecido pelo seu compromisso ambiental e fundou, com sua esposa, o Instituto Terra, dedicado ao reflorestamento e à educação ambiental. Salgado morreu em maio deste ano.

“Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, por Sebastião Salgado”

  • Abertura: sexta-feira, 8 de agosto, às 19 horas, aberta ao público
  • Visitação: de 9 de agosto a 30 de novembro; visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 20 horas, e domingos e feriados, das 10h às 19 horas
  • Onde: Caixa Cultural Fortaleza (av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
  • Gratuito
  • Mais informações: (85) 3453-2770 e @caixaculturalfortaleza no Instagram
    Acesso a pessoas com deficiência