Projeto de requalificação de circos realiza live e lançamento de site

A iniciativa selecionou 15 espaços para serem contemplados com o projeto de requalificação

Assim como diversos locais, os espaços circenses tiveram suas atividades paralisadas durante a pandemia de Covid-19, comprometendo a renda de diversos profissionais. Com a retomada da economia, esses espaços estão voltando com suas programações presenciais e contam com o apoio do projeto Requalificação de Espaços Cênicos Circenses, que encerra o ciclo com live e lançamento de um site nesta terça, 28 de setembro.

Idealizado pela Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece), a iniciativa tem contribuído com esse setor desde maio, buscando novas perspectivas com a volta dos eventos. O projeto foi contemplado no Edital Fomento Cultura e Arte, através da Lei Aldir Blanc. Foram selecionados 15 circos cearenses, distribuídos nas 14 macrorregiões do Estado, onde receberam visitas técnicas com direito a registros fotográficos, aferição e medição das lonas e entrega de kits e cestas básicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Reginaldo Calvo, presidente da Apaece, acredita que o projeto veio em um momento oportuno, já que os circos estão liberados para funcionar com 60% da capacidade e os 15 espaços selecionados foram requalificados. “Durante um ano e meio ficamos parados e muita coisa se estragou. Nós pudemos repassar os recursos para os circos e requalificar, tanto com som, iluminação, espaço, cenário, e isso foi num momento oportuno em que podemos reabrir”, afirma.

“São 15 circos reabrindo, adequados para o público, isso é uma coisa muito boa. Nós vemos isso como um fio de esperança, de que as coisas vão retornando ao normal. Os circos vão abrindo como todo o comércio, teatro, cinema, museu”, comenta.

Para seu ciclo de encerramento, a iniciativa realizará uma roda de conversa nesta terça-feira, 28 de setembro, às 16h, no canal do YouTube da Apaece. A transmissão será mediada por Andréa Vasconcelos, produtora executiva do projeto, e reunirá Reginaldo Calvo, presidente da Apaece; Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar e coordenador do SET; Bárbara Rodrigues, presidente do Dicultura; Fabio Santiago, vice-presidente do Di Cultura; Joaquim Cartaxo, diretor superintendente do Sebrae-CE, Guilherme Sampaio, autor da lei municipal do circo e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.

No encerramento também será lançado o site do projeto, com um apanhado dos meses de trabalho, os produtos realizados pelo projeto, retrospectivas das ações formativas e imagens das visitas aos circos selecionados. O endereço do link será divulgado apenas na transmissão.

Encerramento do projeto Requalificação de Espaços Cênicos Circenses

Quando: 28 de setembro, terça-feira.

Onde: Canal da Apaece no YouTube

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Circo projeto Requalificação de Espaços Cênicos Circenses Associação dos Proprietários Artistas e Escolas de Circo do Ceará Apaece

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar