Fernanda Montenegro faz turnê com espetáculos sobre Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir

Fernanda Montenegro faz turnê com espetáculos sobre Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir

Atriz Fernanda Montenegro anuncia turnê de teatro pelo Brasil em 2025 com dois espetáculos: 'Fernanda Montenegro em Nelson Rofrigues por Ele Mesmo' e 'Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir'

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro vai circular pelos teatros do Brasil com textos de Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir. A turnê com os espetáculos "Fernanda Montenegro em Nelson Rodrigues por Ele Mesmo" e "Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir" começa em julho, no Rio de Janeiro.

Ainda não há previsão do espetáculo ser realizado em Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A turnê faz parte da comemoração dos 80 anos de carreira da atriz, completados em 2024. Ao longo da montagem "Fernanda Montenegro em Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", a artista homenageia o dramaturgo a partir da coletânea de entrevistas e depoimentos reunidos em livro publicado por Sônia Rodrigues.

LEIA TAMBÉM | Beyoncé interrompe show após falha técnica em carro suspenso

Já com o texto de Beauvoir, Montenegro revisita as contribuições da filósofa ao feminismo e seus relatos sobre últimos anos de Jean-Paul Sartre, filósofo existencialista e marido da autora.

No início do ano, a atriz consagrada anunciou sua aposentadoria dos cinemas durante um evento do seu recente lançamento nas telonas, o filme "Vitória", de Andrucha Waddington. O longa foi lançado três meses após "Ainda Estou Aqui", filme estrelado por Fernanda Torres e vencedor do Oscar em 2025, com participação de Fernanda Montenegro.

LEIA MAIS | Fernanda Montenegro anuncia aposentadoria do cinema

Fernanda Montenegro e a carreira no cinema

Antecedendo a filha, Montenegro foi a primeira mulher da América Latina a ser indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. Ela concorreu ao prêmio em 1999 por "Central do Brasil", do diretor brasileiro Walter Salles. A "imortal" marcou a história da sétima arte no Brasil, mas sua carreira teve início no teatro, de onde nunca saiu.

Para a turnê nacional, Fernanda Montenegro organizou a obra “A Cerimônia do Adeus”, de Simone de Beauvoir, e costurou as leituras dramáticas baseadas na obra “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo”, de Sônia Rodrigues.

No Rio de Janeiro, as peças se revezam entre os sábados e os domingos do mês de julho, a partir do dia 12. As datas das apresentações em outros estados e cidades do itinerário ainda não foram divulgadas.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar