Cine PE: Leandra Leal choca plateia em thriller tragicômico
Após ser homenageada no 29º Cine PE, Leandra Leal apresentou "Os Enforcados", filme que protagoniza ao lado de Irandhir Santos. Com violência e sarcasmo, o filme abalou a audiência.
“Não sei se vocês vão se divertir”, comentou Leandra Leal em tom extrovertido no palco do Teatro do Parque. Sua fala se referia ao filme que assistimos a seguir, “Os Enforcados”, com alto grau de violência.
Na última noite de exibições do 29º Cine PE, no centro do Recife, Leandra Leal foi homenageada com o Calunga de Ouro em celebração à sua carreira. O troféu foi entregue por Walter Carvalho, grande diretor e fotógrafo do cinema brasileiro, de forma confusa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Antes da entrega, ele exibiu um trecho de “Justiça”, série da Globo em que Leandra interpreta Kellen, gerente de uma casa de prostituição. A cena não tem qualquer destaque dramatúrgico, além de não ser uma performance tão representativa do grande talento da atriz ao ponto de ser exibido de forma isolada, sem qualquer contexto. Foi exibido porque Walter dirigiu a cena? O momento ficou vago.
LEIA MAIS | Marisa Maiô: quem é? Saiba quem criou e onde assistir à apresentadora IA
Em seguida, Leandra agradeceu a honraria com discurso moderado. Destacou a honra de ser homenageada na mesma edição que Júlio Andrade e celebrou sua volta aos sets de filmagem que acontecerá na próxima segunda-feira, 16 de junho.
Ao fim, apresentou a trama de “Os Enforcados”, filme de Fernando Coimbra ainda inédito no circuito comercial que foi escolhido pelo Cine PE para encerrar as exibições — e que escolha.
Na trama, Regina e Valério são um casal cuja família está completamente imersa na criminalidade do Rio de Janeiro. Numa noite divisora de águas, agem por impulso e cometem um crime inesperado que chafurda toda a ordem do dinheiro, do crime e da própria violência.
Leandra impressiona sob a pele de uma personagem arisca, difícil de traduzir, seduzida pela permanência do seu poder.
Diferente do emblemático “O Lobo Atrás da Porta” (2013), também estrelado por Leandra, Coimbra assume descaradamente sua intenção de tragédia e comédias atravessadas. Regina e Valério, afinal, são criminosos sem pudor ou moral, e o autor brinca com suas simpatias. Quando a plateia está quase torcendo por eles, somos lembrados das suas crueldades.
Para um festival que começou com a celebração do amor de “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, terminar com um thriller tão violento soa como uma escolha arriscada e irreverente. A fragilidade que deu início à noite, de repente, desapareceu: aquela Leandra Leal tão acanhada no palco foi tomada por uma atriz que sabe ser visceral até mesmo na comédia.
“Os Enforcados” tem estreia prevista para 21 de agosto nos cinemas brasileiros.