Guimarães Rosa é tema de colóquio gratuito na Bece em fevereiro

Colóquio sobre Guimarães Rosa é iniciativa do Clube de Leitura Conversa e ocorre no sábado, 22, na Bece

19:27 | Fev. 14, 2025

Por: Sofia Herrero
Evento é iniciativa do Clube de Leitura Conversa e ocorre no sábado, 22 (foto: Divulgação/ Clube de Leitura Conversa)

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) será palco para o colóquio "Um passeio por Grande Sertão: Veredas", iniciativa do Clube de Leitura Conversa.

No sábado, 22, a partir das 9 horas, a biblioteca receberá a professora Sarah Diva, a bibliotecária Maura Isidório e a professora Marcilene Gaspar para debater e rememorar o livro “Grande Sertão: Veredas”, obra emblemática do escritor brasileiro João Guimarães Rosa.

Na ocasião, serão exploradas a vida e a obra do autor, além do debate em torno de neologismos, fluxo de consciência e os questionamentos existenciais, característicos da obra de Guimarães.

O evento é gratuito, com inscrições prévias que já foram preenchidas em sua totalidade, e espera um público aproximado de 70 pessoas no sábado pela manhã.

Clube de Leitura Conversa

Itinerante, tendo passado por diversos equipamentos culturais da Cidade, o Clube de Leitura Conversa surgiu em 2021, em uma iniciativa conjunta dos escritores Rosa Morena e Emanoel Figueiredo.

Na época, em período de isolamento social, o objetivo era compartilhar leituras, proporcionando um espaço de encontro e troca de experiências entre os participantes, ainda que de maneira online.

Hoje, a caminho do quarto ano de atividades literárias, o grupo busca incentivar a produção de textos por parte dos membros do clube, ampliar a divulgação da literatura e instigar a formação de novos leitores.

Para Rosa Morena, o clube desempenha também um papel afetivo, à medida que expande o compartilhamento de reflexões entre os participantes.

“Buscamos fomentar a leitura como uma prática social e contribuir para formar uma nova geração de leitores, promovendo a ampliação do repertório e o desenvolvimento do senso crítico”, afirma Rosa.

Viabilizando encontros, o Clube de Leitura oferece conversas entre leitores e autores, como a que aconteceu com Stênio Gardel, ao final de 2024, e uma planejada para 2025, com Raymundo Netto.

Com calendário bimestral definido, as obras a serem trabalhadas são previamente escolhidas de forma coletiva. Como próxima leitura, o sucesso literário "Ainda estou aqui", de Marcelo Rubens Paiva.

Ainda, a fim de alimentar o cenário literário local, todos os anos, o grupo contempla um autor(a) do próprio grupo no planejamento de leituras.

Este ano, a escolhida foi Nice Arruda, membro do grupo e autora de "Os dias que tive".

A atemporalidade de Guimarães Rosa

Para a bibliotecária Maura Isidório, a iniciativa de rememorar Guimarães Rosa é sinônimo de falar sobre a vida e suas dualidades.

“O livro fala sobre processos decisórios e questionamentos humanos que são atemporais. Sobretudo para a juventude, mas, independente da idade, essas são questões que fazem com que o livro seja extremamente atual. Se você ler Guimarães Rosa daqui a 100 anos, você continuará lidando com perguntas inerentes ao ser humano e que não estarão respondidas”, explica.

A mediadora menciona, ainda, o papel fundamental que os clubes de leitura possuem na formação e manutenção dos leitores.

“Existe um processo de socialização na leitura, são momentos de encontro. Compartilhar o que as obras suscitam para cada um, a partir de seus repertórios e vivências, faz com que os clubes de leitura tenham um papel de humanidade, aproximando as pessoas”, pontua Maura, que também é orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura (Celiv), vinculada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).

Colóquio "Um passeio por Grande Sertão: Veredas"