Leitura mediada: espaços em Fortaleza promovem encontros gratuitos
Atividade fomenta novos leitores e democratiza acesso à leitura; conheça locais que oferecem agenda de mediação de leitura na Capital
Você sabe o que é a mediação de leitura? O ato pode ser definido como a promoção da aproximação entre leitores e livros. A atividade é uma forma de promover o contato com a literatura por meio de ações como encontros e rodas de conversa.
"Mediação de leitura é um conceito polissêmico, por isso diz-se das 'mediações de leitura'. Todavia, não obstante suas inúmeras variáveis, por denominador comum teremos sempre dois elementos concomitantes: o encontro e a obra literária", explica Tiaia Tavares, uma das idealizadoras do projeto Cabinhas Leitores, no bairro Padre Andrade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Bienal do Livro do Ceará 2025: confira destaques da programação
A interação é fundamental para que haja uma mediação de leitura, segundo o professor Elivelton Gadelha. "Você pode considerar principalmente a vivência, as características desse público, para a partir daí você fazer a leitura de uma maneira ou de outra, chamando atenção para um fato ou outro, de uma história", pontua o docente que realiza a atividade para estudantes da Escola Municipal Professor Fábio Coutinho, em Cascavel, distante 63 quilômetros de Fortaleza.
Leia mais
O principal desafio da mediação de leitura na capital cearense, assim como em demais cidades brasileiras, é a falta de bibliotecas. Em contrapartida, iniciativas buscam preencher a lacuna com espaços que realizem programas de formação de leitores.
Um deles é a Biblioteca Comunitária Papoco de Ideias, que funciona desde 2016 no bairro Pici. Outra opção é a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), cuja agenda está majoritariamente voltada ao público infantil.
Onde encontrar mediação de leitura em Fortaleza
Biblioteca Comunitária Papoco de Ideias
Quando: segunda-feira sexta-feira, de 8h às 17 horas, e nos fins de semana, das 14h às 17 horas
Onde: Travessa Piauí, 387 - Pici
Mais informações: Instagram
Cabinhas Leitores
Quando: quinta-feira, das 14h às 17 horas; sexta-feira, das 8h às 11 horas; sábado,
das 14h às 17 horas
Onde: rua Senador Álvaro Adolfo, 1369 - Padre Andrade
Mais informações: Instagram
Biblioteca Viva
Quando: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h30min
Onde: av. Capitão Waldemar Paula Lima, 680 - Barroso
Mais informações: Instagram
Livro Livre Curió
Quando: todos os dias, das 7h às 20 horas
Onde: rua George Sosa, 109 - Curió
Mais informações: Instagram
Biblioteca Adianto
Quando: terça-feira, das 9h às 11 horas e das 16h às 20 horas; quinta-feira, das 9h às 11 horas e das 16h às 20 horas; sábado, das 9h às 11 horas
Onde: rua Santa Isabel, 70 - Barra do Ceará
Mais informações: Instagram
Biblioteca Estadual do Ceará
Quando: todas as sextas-feiras, às 16 horas
Onde: Av. Pres. Castelo Branco, 255 - Moura Brasil
Mais informações: Instagram