Peça gratuita inspirada em Chico Buarque estreia no Cuca Pici
Inspirada na obra de Chico Buarque, peça "Uma valsa com sabor de loucura", do dramaturgo Eurico Bivar, faz apresentação na programação do XV Festival de Teatro de Fortaleza
Baseado nas obras de Chico Buarque, o espetáculo “Uma valsa com sabor de loucura”, realiza apresentação no Teatro do Cuca Pici. O monólogo faz parte da programação do XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) e acontece nesta sexta-feira, 21, às 19 horas.
Terceira obra de uma trilogia, o texto de autoria do dramaturgo Eurico Bivar conta a história de uma mulher que acredita ser musa de Chico Buarque. Ela está em busca de autoconhecimento e aceitação à velhice, revisitando velhos traumas de uma infância humilde e uma juventude atuando como dama da noite.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entre os dilemas e as dores não curadas da personagem, o espetáculo aborda temas sobre etarismo, aceitação, compulsões e saúde mental. A narrativa se baseia nas músicas “Valsinha” e “Gesubambino (Minha História)”.
Peça traz reflexões a partir da obra de Chico Buarque
“Além de reflexões de base políticas e necessárias para nós, principalmente, das comunidades, também tem essa questão da figura emocional no sentido de construção humana. Então as obras de Chico são riquíssimas e trouxeram grandes aprendizados tanto para nós quanto as pessoas ao nosso redor”, comenta a atriz Monique Gonçalves.
Encenado desde 2011 pela Companhia Boca d’ Cena, “Uma valsa com sabor de loucura” retorna com nova montagem. No elenco, além de Monique, tem Jane Azeredo sob a direção do ator, diretor e produtor Lucivan Moura.
Sobre a produção, Monique ressalta a importância de adaptar conteúdos para que chegue até as próximas gerações. Para ela, o talento e os aprendizados de Chico Buarque é o que consolidam as obras dele.
“Adaptação de grandes obras de artistas brasileiros como Chico Buarque, elas são muito importantes porque têm como a gente trazer para as novas gerações esse conteúdo que é rico. Ao mesmo tempo, também acho importante porque cada artista se inspira naquela obra”, destaca.
Trilogia sobre Chico Buarque
A produção contempla a terceira obra de uma coletânea de textos do autor cearense, Eurico Bivar. Fã de Chico Buarque, ele escreveu a trilogia: “As meninas da flor da idade”; “A saga de um pivete chamado Jesus” e o monólogo “Uma valsa com sabor de loucura”, baseados nas fases do cantor.
“O artista tem como trazer a sua própria linguagem também a sua assinatura, mas também acho importante não desconfigurar e não empobrecer a obra de outros artistas. É preciso sempre fazer com bastante consciência, como Eurico fez”, conclui a Monique.
Com mais de 10 anos apresentando esta peça, a atriz e diretora criativa do Festival Bivar de Teatro comenta como a personagem que interpreta coloca em prova suas habilidades artísticas.
“Essa personagem está sempre em adaptação, em crescimento e em entrega porque a cada momento que a gente ensaia e apresenta, a gente se reinventa", explica Monique.
Ela completa ressaltando o desenvolvimento na interpretação da personagem. “Por muitas vezes, entregamos o que a personagem traz dentro do texto, de direção, de interpretação de outras formas. Então é uma construção constante”, comenta.
Espetáculo “Uma valsa com sabor de loucura”
- Quando: sexta, 21, às 19 horas
- Onde: Teatro do Cuca Pici (Rua Coronel Matos Dourado, 1499 – Pici)
- Gratuito
- Classificação: 16 anos