Venda de livros no Brasil cresce pela primeira vez desde 2023

Venda de livros cresce pela primeira vez desde 2023; o aumento é resultado de promoções da Semana do Consumidor

A venda de livros no Brasil aumentou pela primeira vez desde junho de 2023. Segundo o Painel de Varejo de Livros, a comercialização de obras literárias no País cresceu 8,95% entre os dias 27 de fevereiro e 26 de março deste ano.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen Book e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), foram vendidos 5.044.068 livros em 2024. São 400 mil a mais do que no mesmo período em 2023.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Livro coletivo sobre primeiro encontro abre inscrições

A alta é atribuída às promoções da Semana do Consumidor, que ocorreu em março. Os números positivos trazem certo alívio às editoras, que enfrentavam queda desde o segundo semestre de 2023.

O último bom resultado foi verificado em junho do ano passado, com um crescimento de 8,01%. Em comparação ao primeiro trimestre de 2023, a venda de livros registrou queda de 3,01% neste ano. O faturamento, por outro lado, aumentou 8,65%.

Confira | Livros e livrarias: as mudanças no mercado brasileiro

Livros no Brasil continuam caros

Mesmo com o faturamento das editoras crescendo em 15,95%, chegando a R$ 245 milhões, o preço do livro segue alto. O valor dos títulos subiu 6,42% e fechou na média de R$ 48,65.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Livros Semana do Consumidor Literatura Cultura Obras Literárias Vida e Arte leitores venda de livros

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar