Senado aprova cota de tela de filmes brasileiros no cinema até 2033

Cota de tela de filmes nacionais é aprovada no Senado; projeto de lei segue para sanção da Presidência da República

O Senado aprovou nesta terça-feira, 19, a cota de exibição de filmes brasileiros nos cinemas do País. O Projeto de Lei 5.497/2019 estava em trâmite no Plenário desde o mês de outubro, após ter sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Conhecida como cota de tela, o dispositivo havia expirado em 2021, 20 anos após a criação da Medida Provisória 2.228-1/2001 que garantia a presença de obras cinematográficas nacionais nas salas de exibição do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A cota de tela é um dos instrumentos pioneiros instituídos pelo Estado brasileiro com o intuito de fomentar a produção cinematográfica doméstica”, afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE), relator da proposta.

Leia também | Com filmes do Brasil compondo 1,3% do mercado, cota de tela movimenta debates no audiovisual

A nova cota de tela preserva a exibição de produções cinematográficas nacionais até o ano de 2033. Agora, o projeto de lei segue para sanção da Presidência da República.

O que garante a cota de tela?

De autoria do deputado Marcelo Calero (PSD-RJ), o PL da cota de tela obriga as empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas, espaços, locais ou complexos de exibição pública comercial a exibirem “obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem no âmbito de sua programação”.

De acordo com a Agência Senado, detalhes sobre o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos serão fixados anualmente por meio de decreto do Poder Executivo.

Além disso, entidades representativas de produtores de cinema, de distribuidores e de exibidores, e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) será consultada.

Saiba mais | BNDES deve liberar R$500 mi em linhas de crédito para audiovisual

“[A cota] é uma forma de garantir que todas as cidadãs e todos os cidadãos brasileiros tenham o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, além do apoio e incentivo à valorização e à difusão das manifestações culturais.”, detalha Humberto.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cota de tela câmara dos deputados cinema audiovisual vida e arte projeto de lei senado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar