Gratuito: Salão Sobral de Artes Visuais abre neste sábado, 6
No Salão Sobral de Artes Visuais, 27 artistas de 5 estados brasileiros tem trabalhos inclusos. A exposição fica na Casa da Cultura de Sobral a partir deste sábado, 6. Confira todos os detalhes da mostra
Está marcada para este sábado, 6, às 19 horas, a abertura do Salão Sobral de Artes Visuais, na Casa da Cultura de Sobral. Ação realizada pelo Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral) reúne 27 artistas, entre nomes locais e nacionais, para exibirem seus trabalhos.
A abertura da mostra conta com a performance “Cabeça de Flores”, de Jander Alcântara, Kézia Vasconcelos e Dayane Rodrigues, seguida dos shows “Tem uma música sobre isso”, de Letícia Muniz, e “Análise Selvagem”, de Alice David. A exposição seguirá em cartaz até 8 de julho deste ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Salão Sobral de Artes Visuais recebeu pouco mais de 100 inscrições. A curadoria das obras é de Ed Ferrera (artista plástico, pesquisador e fundador da Bienal Norte), Jacqueline Medeiros (pesquisadora em artes visuais, doutora em história e crítica de arte) e Armando Sobral (Artista plástico, pesquisador e professor universitário). Como critérios, os curadores se atentaram a obras com “coerência conceitual, investigação das linguagens contemporâneas, caráter inovador, qualidade formal e poética do trabalho”.
Resgate de projetos anteriores
A exposição do Salão Sobral de Artes Visuais é inspirada em duas antigas iniciativas de arte contemporânea: o Salão Sobral de Arte Contemporânea e o Salão Safra Sobral. Os projetos realizavam um diálogo com artistas nacionais e locais, mas foram encerrados em 2010 e 2008 respectivamente. Como explica Felipe Castro, diretor de Ação Cultural do Instituto Ecoa, a produção cultural na região continuou a existir.
“De 2017 para cá, nós vimos um aumento na cidade de Sobral das casas, galerias e ateliês independentes, então aí surgiu o interesse de retomar esse projeto. Desde que o Salão Sobral e o Safra pararam, esses artistas continuaram fazendo suas produções independentes. Foi como surgiu, por exemplo, a Bienal Norte, que hoje é uma das realizações mais importantes da região”, explica Felipe Castro.
Confira os artistas e as obras expostas no Salão Sobral de Artes Visuais
- Anderson Morais (Encontro De Fim De Tarde)
- Rodrigo Brasil (Contra-Espelho)
- Mayara Pontes (Pai E Eu)
- Thamires Coimbra (Afropaty)
- Úrsula Nóbrega (Entre O Mar E O Sertão)
- Francisco Di Souza (De Noite E De Dia)
- Wescley Braga (A Morte Da Pintura?)
- Profundamente (Enamorados)
- Silvaaas (Um Rio Chamado Poesia - 3 (Re)Leituras Visuais Sonoras)
- Laiane Porfiro (O Poeta, A Janela E O Céu)
- Saulo Ellery (Cascas)
- Charles Lessa (Boyola)
- Alice Dote (Íntimo-Material)
- Jeff Santos (Corpo Vigília)
- Samuel Tomé (Sala De Estar)
- Maurício Pokemon (Esconderijo Da Paisagem 2)
- Patrícia Araújo (Tornar Bicho)
- Sanzio Marden (Hecatombe)
- Téo Senna (Pau A Pique)
- Ropre (Abrigo E Travessia)
- Cássio Teixeira (Panorama Pindorama)
- Pedra Silva (Lembrar É Moldar Fragmentos)
- Williana Silva (O Nosso Vestir)
- Nathalia Canamary (Verdes Mares)
- Cristina Vasconcelos (O Olho Esquerdo)
- Beto Gaudêncio (Sem Título)
- Karla Noronha (Interditos)
Salão Sobral de Artes Visuais
- Abertura: sábado, 6, às 19 horas. Em cartaz até 8 de julho de 2023
- Onde: Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 - Dom Jose. Sobral/CE)
- Gratuito
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui