Bienal do Livro: Escritor cearense lança poema de 600 páginas

O lançamento terá apresentação de Dadá Moreira da música tema do livro, intitulada "Casamento Apressiguido", de Ivon Curi

O escritor e médico cearense Sávio Pinheiro lançará nesta sexta-feira, 18, o livro “Romance d’O Cruzeiro Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-e-Volta”. Com ilustração de Klévisson Viana, a obra é um poema épico, lírico e romanceado com 600 páginas. O lançamento será realizado no espaço Praça do Cordel, na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, às 16h30min.

A história do livro é conduzida por Parangolé e Zé Lotero, dois personagens aventureiros que passeiam pelo tempo e pelos costumes e saberes do Cariri cearense. Uma cidade em especial, porém, é visitada: Várzea Alegre, terra natal de Sávio Pinheiro. Eles vão ao local para encerrar uma maldição feita contra a sua família por um fanático que estaria livre após o lançamento de uma peça cordelística.



Ao todo, 600 páginas, 1.872 estrofes e 13.100 versos preenchem a história. O autor se inspirou nas grandes epopeias da velha guarda do cordel e propõe, a partir de seu trabalho, “trazer o mundo para o cordel e assim dar ao gênero o lugar de destaque que merece na literatura brasileira”. Dadá Moreira apresenta a música tema do livro, intitulada “Casamento Apressiguido”, de Ivon Curi.

A partir dos protagonistas, o livro trata sobre as tradições míticas e místicas, costumes e imagens líricas do sertão. Nas viagens fantásticas feitas no lombo do Jumento Nosso Irmão e da Burrinha Gasolina, os personagens se deparam com a combinação de fragmentos de realidade com ficção.

Sávio Pinheiro também é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e autor de dezenas de folhetos e de livros como “Trilhas e Medos”, “Marco do Miolo, “Estrela Dalva” e “Debulha de Palavras”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lançamento de Sávio Pinheiro na Bienal do Livro

Quando: sexta-feira, 18, às 16h30min
Onde: Praça do Cordel - Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bienal do livro sávio pinheiro poema cordel vidaearte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar