Jô Soares: relembre personagens marcantes do humorista

Grande referência do humor no Brasil, o apresentador e comediante foi protagonista de momentos marcantes na televisão brasileira

Jô Soares faleceu na madrugada desta sexta-feira, 5, aos 84 anos. A informação foi confirmada pela ex-mulher dele, Flavia Pedras, nas redes sociais. "Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados", informou.

A causa da morte ainda não divulgada, e o velório será restrito a familiares e amigos. Ele estava vivendo uma vida mais reclusa desde a saída da Globo. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Relembre trabalhos e personagens do comediante.

Família Trapo

Também fez parte do elenco da série "Família Trapo", na Record. O programa fez muito sucesso na televisão. Jô interpretava o mordomo Gordon.

O humorístico "Família Trapo" foi um dos destaques do início da carreira de Jô Soares
O humorístico "Família Trapo" foi um dos destaques do início da carreira de Jô Soares (Foto: Record TV / Reprodução )

Faça Humor, Não Faça Guerra

Em 1971 estreou na Globo no programa sátiro Faça Humor, Não Faça Guerra. Ele apresentava esquetes junto com outros grandes humoristas, como Renato Corte Leal, Berta Loran e Paulo Silvino.

"Faça Humor, Não Faça Guerra" marcou a estreia de Jô na Globo, em 1971
"Faça Humor, Não Faça Guerra" marcou a estreia de Jô na Globo, em 1971 (Foto: Rede Globo / reprodução)

Planeta dos Homens

Em 1976 participou da série Planeta dos Homens, fazendo alusão ao filme "Planeta dos Macacos" (1968). Ele ficou mais conhecido por apresentar uma espécie de telejornal junto com Paulo Silvino.

"Planeta dos Homens" foi outra parceria de Jô com Paulo Silvino
"Planeta dos Homens" foi outra parceria de Jô com Paulo Silvino (Foto: Rede Globo / Reprodução)

Capitão Gay

Em 1981, estreou no primeiro programa solo, "Viva o Gordo". A atração foi um dos maiores sucessos da Globo, que revezava entre quadro fixos e esquetes.

Jô ficou conhecido por fazer personagens críticos e com forte teor político. O programa se passava na época da Ditadura Militar, e costumava satirizar as características dos militares.

Um dos personagens mais conhecidos foi o Capitão Gay, que tinha como assistente Carlos Suely, interpretado por Eliezer Motta.

Ciça, "Vamos Malhar!"

Ele também protagonizou várias esquetes com Claudia Raia e Eliezer Motta. Ele se caracterizava como Ciça, uma aluna da aula de ginástica. "Vamos Malhar!" era o bordão.

Reizinho

Outro bastante marcante foi o Reizinho, que costumava reclamar dos problemas enfrentados no reino. Era uma evidente crítica política aos que tinham demais.

Zé da Galera

O personagem era aficcionado pela Seleção Brasileira de futebol. Ele ligava para o técnico da época, Telê Santana, para tentar dar palpites sobre como ele deveria organizar o time. "Bota ponta, Telê" foi um dos bordões famosos.

Vovó Naná

A personagem era uma senhora conhecida por ser um pouco surda e carregar sempre um guarda-chuva com uma boca borrada de batom. Jô trabalhou com ela ao lado do ator Francisco Milani.

Gandola

"Mas quem me mandou aqui foi o Gandola", era esse bordão do personagem. E mais um humor político feito por Jô Soares, que retratava um homem que chegava nos lugares a procura de emprego.

"É, aqui mesmo, só chamando o Gandola, senão não se resolve nada e tal.” E aí, depois de um ano e meio, eles sacaram que “gandola” é o nome de uma túnica militar. Aí, proibiram o quadro", contou em entrevista.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jô Soares jô soares morte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar