Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Morte de Milton Gonçalves: relembre os sucessos do ator

Ator teve extensa trajetória no cinema, teatro e TV. A última participação de Milton aconteceu na série "Juntos A Magia Acontece"

Estrela de novelas como "O Bem-Amado" (1973) e "Roque Santeiro" (1985), o ator Milton Gonçalves faleceu nesta segunda-feira, 30, por consequências de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ator, dublador, diretor e produtor, Milton começou sua carreira na década de 1950 com o grupo Teatro de Arena. 

Ele fez uma carreira extensa com participação em mais de 40 novelas na TV Globo, como “O Espigão”, “Escrava Isaura” e “Pecado Capital”. Ao longo da trajetória, o artista também venceu os quatro principais prêmios do cinema brasileiro do ano de 1974 (Troféu Candango, Air France, Governador do Estado e Coruja de Ouro) com o filme "Rainha Diaba". Seu último papel foi no especial "Juntos A Magia Acontece", de 2019. Relembre os principais destaques do ator: 

"O Bem-Amado" (1973)

"Quem tem fé, voa". Essa era a frase do personagem Zelão das Asas na novela "O Bem-Amado" (1973), escrita por Dias Gomes. Em meio à ditadura, a figura simbolizava a busca pela liberdade de expressão. A mensagem ficou clara na última cena, quando Zelão consegue voar com as asas que construiu durante a história.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Rock Santeiro" (1975)

Na primeira versão da trama, o mineiro atuou como padre Honório, mas a novela acabou sendo censurada. O ator retornou ao enredo de 1985, ao lado de Lima Duarte, Claudia Raia e Regina Duarte.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

"Sinhá Moça" (1986 - 2006)

Milton participou das duas versões da novela "Sinhá Moça", escrita por Benedito Ruy Barbosa. Nas duas versões, de 1986 e 2006, ele deu vida ao Pai José e chegou a receber uma indicação ao prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional pela última interpretação.

"Pelé - O Nascimento de Uma Lenda" (2018)

O artista fez parte do elenco da obra que narra a trajetória do jogador Pelé. No filme, Milton foi responsável por interpretar Waldemar de Brito, ex-atleta que revelou Pelé.

"O Tempo Não Para" (2018)

A última novela do ator foi "O Tempo Não Para", em 2018, na qual interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu. O personagem era considerado um homem honesto e batalhador.

"Juntos A Magia Acontece" (2019)

Em 2019, Milton apareceu pela última vez nas telinhas com o especial de Natal "Juntos A Magia Acontece". Por meio do personagem Orlando, o ator conseguiu retratar um Papai Noel que buscava levar uma "noite feliz" aos amigos e familiares.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar