Vanessa Passos estreia coluna sobre escrita literária no Vida&Arte

Textos serão publicados aos sábados, a partir do dia 28 de maio. Escritora cearense é autora do romance "A Filha Primitiva"

Vencedora do Prêmio Kindle 2021 de Literatura com o romance “A Filha Primitiva”, a escritora Vanessa Passos estreia coluna no Vida&Arte no dia 28 de maio. Os textos, que serão publicados aos sábados, tratam sobre escrita literária e estarão disponíveis no portal do caderno.

"Quero falar sobre a escrita de um modo geral, mas também quero falar sobre leitura, cultura e arte de um modo opinativo, trazendo esse olhar enquanto autora viva. Eu sempre falo que nós, mulheres, não precisamos morrer para sermos lidas", explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, a cearense vive em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para cursar o Pós-Doutorado Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com doutorado em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Vanessa também atua como professora de escrita criativa e ministra oficinas e mentorias sobre a temática no projeto Pintura das Palavras.

"Eu já vinha com esse desejo de conversar sobre o tema, as técnicas. Surgiu a possibilidade dessa parceria e eu fiquei muito feliz", complementa.

Para ela, a escrita criativa vem sendo uma "imersão" profissional e pessoal desde 2010, quando teve contato com os laboratórios de criação literária no curso de Letras da UFC. "Naquele momento eu decidi que iria me preparar para aquilo, que eu precisava de um caminho para a formação. Por isso que eu amo o termo formação de escritores, porque eu acho que não é uma coisa nata, imediata", complementa Vanessa.

A professora pontua que esse novo espaço dentro do O POVO é uma oportunidade de abrir “campo para discussão" de reflexões. "Ainda existe essa ideia de que técnica pode engessar o texto, ainda existe um olhar romantizado para o processo, como se a pessoa já nascesse escritora".

Nova integrante do time da Agência Riff, uma das maiores no ramo literário no País, Vanessa enxerga grandes passos no futuro da sua trajetória. "É uma conquista muito grande para uma autora nordestina e independente, sem casa editorial, sem assessoria de imprensa, nessa caminhada até então solitária. Poder caminhar junto é muito melhor", comenta.

Após o sucesso de "A Filha Primitiva", que já alcançou o 1º lugar dos mais vendidos da Amazon e está sendo cogitado para uma adaptação audiovisual, ela trabalha no romance "A Primogênita".

"Eu acho importante atuar de várias frente, é preciso ser bom que eu chamo de tripé: ter um texto bem escrito, bem revisado e com um bom trabalho de divulgação. É preciso atuar nesses três campos de batalha para ter uma potência de chegar no mundo. O trabalho que eu venho realizando no Pintura das Palavras é um trabalho de conscientização, de produção de conteúdo, de preparação e ensino para que os autores possam estar preparados", finaliza.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte escrita criativa literatura vanessa passos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar