"Animais Fantásticos": diálogo sobre romance gay é censurado na China

Frases em que Dumbledore revela seus sentimentos por Grindelwald no passado foram retiradas do longa a pedido do governo chinês

"Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" estreia nesta quinta-feira, 14 de abril, nos cinemas brasileiros, mas não serão todos os países que poderão assistir ao filme na íntegra. Na China, um diálogo entre os personagens Alvo Dumbledore e Gellert Grindelwald, que revela um interesse amoroso entre os dois, foi cortado a pedido do governo chinês.

A sexualidade de Dumbledore foi revelada por J. K. Rowling em 2009, mas essa é a primeira vez que o assunto será abordado em um filme da franquia. As frases cortadas foram "porque eu estava apaixonado por você" e "o verão que Gellert e eu nos apaixonamos". O restante do filme permaneceu intacto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar da homossexualidade ser legal na China há mais de duas décadas e a Sociedade Chinesa de Psiquiatria ter parado de classificá-la como um transtorno mental desde 2001, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é reconhecido no país.

Em comunicado à Variety, a Warner Bros se pronunciou sobre o corte. "Nossa esperança é lançar nossos recursos em todo o mundo conforme o original, mas historicamente enfrentamos pequenas edições feitas em mercados locais. No caso de 'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore', um corte de seis segundos foi solicitado e a Warner Bros aceitou essas mudanças para cumprir os requisitos locais, mas a essência do filme permanece intacta. Queremos que o público de todo o mundo aproveite o filme e é importante para nós que o público chinês tenha essa oportunidade também, mesmo com essas pequenas edições", disse.

Confira o trailer de "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore":

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore censura na China

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar