Porto Iracema das Artes promove cursos de artes visuais, audiovisual e teatro

O Porto Iracema das Artes abre inscrições para percursos formativos a partir de sexta-feira, 1º de abril; haverá cursos em artes visuais, teatro e audiovisual

O Porto Iracema das Artes abre inscrições para cursos em artes visuais, teatro e audiovisual a partir desta sexta-feira, 1º. As pessoas podem se inscrever até o dia 10 de abril por meio de formulário virtual.

Com um total de 150 vagas, as atividades formativas seguem a temática “Poéticas Afro-Indígenas”, que conduzirá o ano letivo da escola. O objetivo da instituição é debater sobre o conhecimento e as práticas ancestrais que emergem na formação artística.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O público-alvo do programa são estudantes de escola pública que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Os alunos devem ter, no mínimo, 16 anos. 50% das vagas serão destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

Após o fim das inscrições, o processo seletivo contará com análise dos formulários e entrevistas. O resultado final será divulgado no dia 22 de abril.

No percurso de artes visuais, dividido em “Desenho, corpo e aproximações pictóricas” e “Fotografia, corpo e intervenções urbanas”, haverá experimentações com linguagens, materiais, espaços e surportes.

A partir de encontros, os artistas farão projetos artísticos que envolvem desenho, pintura, colagem, fotografia e outras expressões. Também haverá reflexões e provocações sobre a arte brasileira.

Já a formação em audiovisual é dividida em cinco módulos: “Navegações Estéticas”, “Visualidades”, “Sonoridades”, “Montagens” e “Territórios Audiovisuais”. O objetivo é construir narrativas e experiências individuais e coletivas.

O percurso de teatro será dividido em oito partes: “Navegações Estéticas”, “Corpo, voz e espaços cênicos”, “Teatro brasileiro e as poéticas afro-indígenas na cena”, “Figurino e maquiagem como elementos cênicos”, “Cenografia”, “Iluminação”, “Pesquisa e projeto em espetáculo” e “Partilha com grupos e/ou coletivos”.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Cursos básicos

Artes visuais
- Desenho, corpo e aproximações pictóricas
Quando: de 25 de abril a 29 de julho, das 9h às 12 horas (terças e quintas)

- Fotografia, corpo e intervenções urbanas
Quando: de 25 de abril a 29 de julho, das 14h às 17 horas (terças e quintas)

Audiovisual
- Percurso de audiovisual
Quando: de 25 de abril a 20 de julho; módulo 01, de segunda a quinta, das 9h às 12 horas; demais módulos, às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12 horas

Teatro
- Percurso de teatro
Quando: de 25 de abril a 8 de agosto, das 14h às 17 horas (segundas, quartas e sextas)

Cursos básicos do Porto Iracema das Artes

Inscrições: de sexta-feira, 1º, até 10 de abril
Onde: formulário de inscrição do Google

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte porto iracema das artes cursos de formação cursos básico audiovisual teatro artes visuais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar