Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rainha Elizabeth II celebra 70 anos de reinado com shows e desfiles

Rainha Elizabeth II, de 95 anos, se tornará a primeira monarca britânica a alcançar os 70 anos de reinado
16:00 | Jan. 15, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Pompa, esplendor e um concurso de sobremesas protagonizarão as festividades, previstas para 2 a 5 de junho, para celebrar o jubileu de platina, ou seja, os 70 anos de reinado, de Elizabeth II, anunciou o Palácio de Buckingham.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor foi nomeada rainha em 6 de fevereiro de 1952, com apenas 25 anos, após a morte de seu pai George VI. Nesta data de 2022, a soberana de 95 anos se tornará a primeira monarca britânica a alcançar os 70 anos de reinado, agora à frente de 15 países da Commonwealth, depois que Barbados se declarou república em novembro.

Para celebrar a ocasião, o Palácio de Buckingham anunciou quatro dias de festas que começarão em 2 de junho, aniversário da coroação de Elizabeth II em 1953 na Abadia de Westminster, na primeira e até agora única cerimônia deste tipo televisionada no Reino Unido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as iniciativas anunciadas há duas que buscam marcar este dia histórico na memória. Uma delas, nomeada "Jubilee Green Canopy", permitirá plantar 60.000 árvores em todo o país em 2022.

A outra consistirá em um concurso nacional, aberto a todos os profissionais e fãs de confeitarias maiores de oito anos, "para criar uma nova sobremesa dedicada à rainha". Os cinco finalistas vão elaborar sua receita para um júri, que contará com o chefe de cozinha do palácio. A receita ganhadora será disponibilizada ao público para ser reproduzida em festas de bairro e percorrer "as gerações futuras".

Com essa celebração pomposa, a monarquia britânica, recentemente ofuscada pela degradação da saúde da monarca, que soma-se a vários escândalos dentro da família real, espera gerar notícias positivas e melhorar sua imagem.

Lançando um fim de semana de quatro dias, com quinta e sexta-feira declarados feriados para a ocasião, as celebrações começarão com um desfile pelo centro de Londres. Mais de 1.000 soldados, cavalos e músicos marcharão no tradicional Trooping the Colour, que costuma comemorar anualmente o aniversário da rainha, mas não é realizado desde o início da pandemia após ser cancelado em 2020 e 2021.

Depois, perpetuando uma tradição centenar, 1.500 povoados e cidades do país, os territórios ultramarinos e os países da Commonwealth acenderão um 'caldeirão' para celebrar o jubileu.

Em 3 de junho acontecerá uma cerimônia religiosa na Catedral St Paul de Londres. No dia seguinte, o Palácio de Buckingham receberá um grande show no qual participarão "as maiores estrelas do mundo para celebrar alguns dos momentos mais importantes do reinado".

E em 5 de junho estão previstas mais de 200.000 "festas de bairro" organizadas por voluntários em todo o país. As festividades serão encerradas com um grande desfile em Londres que contará com "teatro, circo, música e arte de rua".

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar