Sem Munduruku, Academia Brasileira de Letras elege Paulo Niemeyer Filho

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho foi eleito para ocupar a Cadeira 12 nesta quinta-feira, 18 de novembro

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o médico e escritor Paulo Niemeyer Filho para ocupar a Cadeira 12, que ficou aberta após o falecimento do acadêmico e professor Alfredo Bosi, em abril deste ano.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 18 de novembro, em sessão híbrida. Ele recebeu um total de 25 votos. “Paulo Niemeyer entra para a Academia Brasileira de Letras como agente da ciência e da cultura, em sintonia com o humanismo e a modernidade”, afirmou Marcus Lucchesi, presidente da ABL, em comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sua cadeira já teve vários ocupantes, como o fundador Urbano Duarte, Augusto de Lima, Vítor Viana, José Carlos de Macedo Soares, Abgar Renault e Dom Lucas Moreira Neves. Seu patrono é França Júnior.

Paulo Niemeyer Filho é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele, que atua no ramo da neurocirurgia, é diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Membro do Conselho da Fundação do Câncer.

A situação acontece depois que mais de cem escritores assinaram uma carta para apoiar a candidatura de Daniel Munduruku. O escritor indígena é responsável por obras como “Histórias de Índio” (1997) e “Contos Indígenas Brasileiros” (2005) Entre os apoiadores, estavam Alice Ruiz, Aílton Krenak, Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva e Pedro Bandeira.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte abl academia brasileira de letras paulo niemeyer filho munduruku daniel munduruku

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar