Jornalismo investigativo: curso gratuito trata de monitoramento de conteúdos digitais
Programa de treinamento, voltado para profissionais de comunicação, conta com participação das jornalistas Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo) e Ana Carolina Moreno (Globo)
As inscrições para o curso online “Monitoramento e investigação de conteúdos digitais” começaram nesta quarta-feira, 20, e vão até o próxima dia 3. Promovido pela Associação Brasileiro de Jornalismo Investigativo (Abraji), a iniciativa gratuita visa monitorar temas, personagens e plataformas digitais, além de investigar conteúdos produzidos pela audiência ou conteúdos suspeitos que disseminam desinformação nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem.
O curso é destinado a profissionais da comunicação, especialmente para jornalistas e estudantes de jornalismo. Entre 8 e 26 de novembro, os participantes poderão assistir aulas assíncronas (disponíveis para ver a qualquer momento) com profissionais renomados da área. Entre eles, Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo), Daniel Bramatti (Estadão Verifica) e Ana Carolina Moreno (Globo). É possível se cadastrar gratuitamente através de formulário online.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No total, o curso terá 28 horas/aula e está baseado em quatro eixos: Desinformação, Monitoramento, Verificação e Narrativas. É possível ainda tirar dúvidas em sessões online, diretamente com os instrutores. Esta é a segunda edição do curso neste ano, que acontece após a primeira reunir mais de três mil inscritos.
Com apoio do Google News Initiative, os alunos que cumprirem todas as etapas no prazo determinado receberão certificados de participação e poderão se candidatar a uma vaga de residência no Projeto Comprova. O programa recebe jornalistas para um período de dois meses de experiências, atuando em verificações da iniciativa.
Serviço
Curso “Monitoramento e investigação de conteúdos digitais”, da Abraji
Inscrições: desta quarta-feira, 20, até o dia 3 de novembro, por meio de formulário online
Período do curso: entre os dias 8 e 26 de novembro (aulas assíncronas)
Carga horária: 28 horas/aula
Conteúdo: será baseado em quatro eixos: Desinformação, Monitoramento, Verificação e Narrativas.
Instrutores: Claire Wardle (First Draft), Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo), Daniel Bramatti (Estadão Verifica), Taís Seibt (Fiquem Sabendo), Ana Carolina Moreno (TV Globo), José Antonio Lima e Hélio Miguel Filho (Projeto Comprova), Cido Coelho (SBT), Luisa Alcantara e Silva (Folha de S.Paulo) e Alessandra Monnerat (Estadão Verifica). A coordenação é de Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Abraji.
Evento gratuito
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente