Grupo Bagaceira e Marrevolto compartilham processos criativos com o público

O Grupo Bagaceira compartilha o processo criativo de projeto realizado em parceria com a produtora Marrevolto nesta segunda-feira, 27

Com mais de duas décadas de história, o Grupo Bagaceira possui alguns projetos audiovisuais no currículo. Apesar do foco em teatro, já produziu o filme “Inferninho”, em parceria com as produtoras Marrevolto e Tardo Filmes, durante um Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes. Agora, retoma a parceria com a Marrevolto e compartilha o processo criativo da elaboração de um curta-metragem que ainda não tem nome definido. A partir desta segunda-feira, 27, o público geral e outros artistas poderão conferir detalhes da colaboração entre os dois grupos de linguagens artísticas diferentes.

“O Bagaceira vem trabalhando com cinema poucas vezes durante a história. Em 2021, o grupo fez 21 anos. Nesse tempo, a gente fez algumas experiências esporádicas com cinema (...). Mas surgiu uma oportunidade com a Lei Aldir Blanc. Nós inscrevemos um projeto de manutenção para nossa sede, a Casa da Esquina, e, em uma das ações, propomos trabalhar com o diálogo entre o teatro e o cinema”, explica o ator Ricardo Tabosa, do Grupo Bagaceira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O produto final foi um curta, elaborado quase que exclusivamente em formato remoto por causa da pandemia do coronavírus. O enredo acompanha quatro personagens com histórias de vida independentes que se conectam por meio de circunstâncias similares. No elenco, estão Tatiana Amorin, Rogério Mesquita, Ricardo Tabosa e Rafael Martins. “Ficamos nesse processo durante vários meses, cada um na sua casa, fazendo exercícios com vídeos, textos, discussões, assistindo referências, para construir essa obra final”, afirma.

Deste período de experimentações, os artistas compartilharão seu processo de criação em uma conversa virtual, que ocorre na segunda-feira, 27, a partir das 20 horas, no canal do YouTube do grupo teatral. “A gente decidiu ter essa abertura de processo para dividir com a cidade esses resultados do que a gente vem construindo até aqui. Também é um momento importante para a gente, como criador, dividir esses processos de criação tanto com outros artistas quanto com o público, em geral. Quando organizamos para apresentar, entendemos um pouco essa trajetória até aqui, de onde começamos, por onde passamos e onde chegamos”, indica.

Além disso, haverá a divulgação de um site dedicado ao Projeto Bagatela, conjunto de ações realizado durante a pandemia para a manutenção dos trabalhos artísticos no isolamento social. No portal, será possível conferir a história da Casa da Esquina, sede do Bagaceira. “Terá esse histórico da Casa da Esquina, apresentando um pouco o espaço que já existe há tanto tempo na Cidade, que, como todos os espaços de cultura, passou por um período difícil desde o começo da pandemia”, diz Ricardo Tabosa.

Ainda estarão disponíveis três bate-papos sobre criação que relaciona teatro e cinema. Nestas conversas, participaram: a cineasta Verônica Guedes sobre o curta-metragem “On My Own” (2008); os membros do coletivo sobre a produção independente “Ao Vento”; e o diretor audiovisual Pedro Diógenes sobre o longa-metragem “Inferninho”. Conteúdos já podem ser assistidos no YouTube.

Projeto Bagatela

Quando: a partir de segunda-feira, 27, às 20 horas

Onde: no canal do YouTube do Grupo Bagaceira

Mais informações: no site www.projetobagatela.com, disponível na segunda

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte grupo bagaceira marrevolto partilha de processos processo criativo projeto bagatela

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar