Participamos do

Bisneto de Oscar Niemeyer critica intervenção artística em museu

A dupla Otávio e Gustavo Pandolfo foi criticada pelo bisneto do arquiteto após produzir arte em grafite na fachada do MON
15:36 | Ago. 30, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Paulo Niemeyer, bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer, usou as redes sociais para criticar o grafite feito por Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como "Os Gêmeos", na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Para ele, a modificação no prédio é um desrespeito ao trabalho do bisavó e afirmou que irá acionar a justiça para que o trabalho seja apagado.

"Deveriam ter o respeito pela arte e criação de Niemeyer, da mesma forma que ele, Oscar, teve para com todo e qualquer artista", afirmou em entrevista à RPC. "Quando você precisa, com o seu trabalho chamar a atenção interferindo no trabalho do outro, acho que não é a forma mais correta de mostrar a arte", apontou Paulo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele ainda afirmou que irá acionar a justiça para que a arte seja apagada. "Eu gostaria que fosse apagada e que eles mostrassem, e o próprio museu, que têm capacidade de fazer isso respeitando a obra do Oscar Niemeyer", declarou.

O desenho feito por Otávio e Gustavo Pandolfo é uma divulgação da exposição da dupla que acontece em setembro na cidade. A dupla ainda não se manifestou sobre a declaração de Paulo, mas a direção do museu, que encomendou a obra, defendeu os artistas e o desenho.

"Ela não afeta nem a volumetria da fachada, não teve parafuso, não tem nenhum tipo de intervenção física na fachada. Após o término da exposição, a fachada vai ser pintada e vai voltar exatamente à fachada original", pontuou Juliana Vosnika, diretora do MON, informando também que o desenho foi autorizado pelo órgão que preserva o patrimônio cultural do estado.

A diretora ressaltou que esse tipo de intervenção artística é comum no Brasil e no exterior. "Valorizamos muito a obra do Niemeyer, então, não acredito que haja desrespeito por isso até pedimos todas as autorizações, e temos o apoio e o respeito, tenho certeza, da grande maioria das pessoas", declarou.

A Fundação Oscar Niemeyer, responsável pelo gerenciamento e preservação da obra do arquiteto, parabenizou o Museu Oscar Niemeyer (MON) através do Instagram pela exposição das obras de Os Gêmeos. "Inaugura dia 16 de setembro a imperdível exposição de Os Gemeos no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba. A Fundação Oscar Niemeyer parabeniza a equipe do MON pela iniciativa", diz a postagem.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags