RuPaul’s Drag Race: entenda o que é, como funciona e quem apresenta

RuPaul’s Drag Race surgiu em 2009, é apresentado pela drag queen RuPaul, já foi adaptado em diversos países e deve ganhar versão brasileira em breve. Confira como funciona o reality show de competição e adaptações

Especulada pela primeira vez em 2017, uma versão brasileira do reality show estadunidense “RuPaul’s Drag Race” parece estar próxima. Segundo o portal Na Telinha, a produção deve estrear em 2022 na emissora Multishow, da Globo, e ser apresentada por Xuxa Meneghel. Em sigilo, o projeto estaria em processo de desenvolvimento, segundo o portal.

Mesmo não sendo uma drag queen, Xuxa teria sido aprovada como apresentadora do programa pela própria RuPaul, que comanda a versão original, de acordo com o Na Telinha. A artista não poderia divulgar informações sobre a adaptação, tanto pelo atual caráter sigiloso quanto em razão de sua dedicação a um documentário do Globoplay.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

RuPaul’s Drag Race: o que é?

O reality show de competição RuPaul’s Drag Race estreou em fevereiro de 2009 nos Estados Unidos. Desde então, acumula 175 episódios distribuídos em 13 temporadas. Em seu slogan, o programa busca “a próxima drag queen superstar da América”.

O nome do programa mistura os termos “drag queen” e “drag racing” (prova de arrancada, no português). Por isso, tanto a abertura quanto a trilha sonora oficial têm elementos automobilísticos e também da cultura drag.

RuPaul’s Drag Race: como funciona a competição?

Cada temporada tem um número de competidores (de 21 anos ou mais) que, ao longo de semanas, participam de gincanas e provas. Nessas disputas, são testadas e avaliadas suas habilidades com dança, costura, canto, humor, personalidade, atuação, etc. A cada episódio, alguém deixa o programa devido a seu mau desempenho.

Primeiramente, há um “mini-desafio”, o qual fornece privilégios aos seus vencedores para a prova seguinte, que é o “desafio principal”. Neste, novos temas e novas disputas são elaborados a cada episódio. Seja individual ou coletivamente, os competidores passam por uma prova de fogo. Quem vencer conquista prêmios e brindes, como roupas, joias, cruzeiros ou até dinheiro.

As duas drags com pior desempenho no desafio principal acabam na berlinda, em que precisam fazer o “lip sync”, isto é, dublar uma música pré-definida. Quem demonstrar mais carisma e habilidade permanece na competição. Todo o processo é acompanhado por uma banca (com jurados fixos e um jurado especial a cada episódio), além da mentora e apresentadora RuPaul.

RuPaul’s Drag Race: quem apresenta a versão original?

O ator, autor, cantor e modelo RuPaul Andre Charles, de 60 anos, apresenta o programa. Nascido em novembro de 1960, ele se tornou conhecido a partir da década de 1990 por sua personalidade carismática e presença na vida noturna. Sua drag queen é considerada a mais bem sucedida dos Estados Unidos e é intitulada “Mãe das Drags”. Em 2017, RuPaul foi listado entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

RuPaul’s Drag Race tem outras versões?

Devido ao sucesso do programa, diversas ideias derivadas foram ao ar, desde especiais a estruturas consolidadas, como é o caso de “RuPaul’s Drag Race All Stars”. Exibido desde 2012, este programa tem o mesmo formato do original, mas os participantes são competidores anteriores.

RuPaul’s Drag Race: quais países já fizeram suas versões?

A primeira adaptação internacional de RuPaul’s Drag Race foi lançada em 2015 na televisão chilena. Desde então, a série se expandiu para uma franquia, incluindo programas na Tailândia, no Reino Unido, no Canadá, na Holanda, na Austrália e na Espanha. Versões da Itália e das Filipinas já foram confirmadas e devem estrear nos próximos meses. O Brasil seria o 10º país a ter sua própria versão da Drag Race.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rupaul drag race rupaul drag race brasil xuxa drag race brasil rupaul xuxa rupauls drag race brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar