Gilmar de Carvalho ganha homenagem em programação do Cineteatro São Luiz

Em referência ao Dia da Cultura Popular, celebrado no domingo, 22 de agosto, e em homenagem ao pesquisador cultural Gilmar de Carvalho, o Cineteatro São Luiz realiza ações on-line em agosto

O Cineteatro São Luiz realiza uma série de eventos em homenagem ao Dia da Cultura Popular, celebrado neste sábado, 22. Para comemorar a data, o equipamento cultural proporciona várias ações que fazem referência ao trabalho do escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho (1949 - 2021)

Haverá, por exemplo, a exibição do filme “Gilmar”, dirigido por Larissa Estevam, Raul Felipe e Max Eluard. O documentário, produzido pela TV Unifor, resgata a memória e a importância do estudioso que se dedicou aos saberes populares do Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O conteúdo será exibido na próxima terça-feira, 24 de agosto. Logo depois, será transmitido o bate-papo “Viva Gilmar”, que tem o objetivo de homenagear o pesquisador. Amigos e parceiros de trabalho estarão unidos para conversar sobre ele.

Entre os presentes, estarão Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Dodora Guimarães, curadora e artista visual; e Elba Frota Ramalho, professora.

A programação encerrará com a peça “O Dia Em que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira”, que conta com texto de Gilmar de Carvalho e direção de Andreia Pires. A história é baseada em uma situação que aconteceu em Fortaleza, em 1942.

Na época, uma possível seca estava prestes a ocorrer no estado cearense. Mas, depois de três dias de chuva e céu nublado, o tempo abriu. Com isso, as pessoas que estavam na Praça do Ferreira começaram a vaiar o sol.

No elenco, participam os atores Larissa Gomes, Sol Moufer, Gyl Giffony e Felipe de Paula. Espetáculo será exibido no próximo sábado, 28 de agosto, a partir das 17 horas. Depois, haverá uma discussão com dramaturgos sobre a montagem e o texto.

Programação completa

24/08
17 horas - Filme “Gilmar”
18 horas - Live "Viva Gilmar", com Fabiano Piúba, Dodora Guimarães, Elba Frota Ramalho e mediação de Izabel Gurgel

28/08
17 horas - Peça "O Dia Em Que Vaiaram o Sol na Praça do Ferreira”, com texto de Gilmar De Carvalho e direção de Andréia Pires

Viva Gilmar, Viva a Cultura Popular

Quando: terça-feira, 24, e sábado, 28, a partir das 17 horas
Onde: no site e no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cineteatro são luiz gilmar de carvalho dia da cultura popular ações culturais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar